Acessibilidade – Projeto é ampliado em Pernambuco

Estive recentemente em Pernambuco para um Press Trip em Porto de Galinhas onde me juntei a um grupo de Jornalistas para conhecermos a região de Ipojuca. Foram dias de muito sol e atividades enriquecedoras, onde tivemos a oportunidade de conhecer melhor um destino turístico, suas belezas naturais, seus sabores, suas cores, seu povo alegre e seus projetos em desenvolvimento.  Irei em outra matéria relatar um pouco mais detalhadamente sobre minha experiência durante estes dias em Porto de Galinhas, mas neste momento quero destacar um projeto que tomei conhecimento enquanto caminhava na praia ao me deparar com uma jangada pra lá de especial.

Porto de Galinhas

Tudo começou ainda na Vila de Porto de Galinhas quando me deparei com uma grande faixa azul indicando que era uma faixa exclusiva para cadeiras de rodas. Resolvi seguir até onde ela iria levar e me surpreendi ao ver que ela chegava à praia. Foi então que a jangada começou a fazer sentido. Estava diante de uma rota acessível do projeto de acessibilidade “Praia Sem Barreiras”.

A Setur – PE, através da Empetur criou este projeto com o objetivo de disponibilizar em algumas praias do estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. Pode parecer algo muito simples, muito comum um banho de mar, mas para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, essas são algumas ações mais delicadas. Em Porto de Galinhas o projeto foi lançado em 9 de maio onde além da esteira de dez metros , das quatro cadeiras anfíbias e dos quatro profissionais capacitados para o auxílio do banho assistido, os visitantes ainda podem contar com passeios que são feitos por duas jangadas adaptadas com cadeiras anfíbias e com a possibilidade de realizarem mergulhos adaptados.

Jangada Turismo Acessível

Jangada Turismo Acessível

Três praias pernambucanas já fazem parte da ação: Sueste, em Fernando de Noronha, Boa Viagem, no Recife, e Porto de Galinhas, em Ipojuca. Vale ressaltar que estas praias não foram escolhidas ao acaso. Foi feito um estudo que identificou os locais que oferecem mais segurança no banho de mar. Foram observadas algumas variáveis como: topografia da praia, correntes, ações das ondas, marés, recifes, corais e arenitos, além do risco iminente do ataque de tubarões.

Pensando na melhor mobilidade daqueles que vão curtir momentos de lazer, outras praias do estado irão receber o projeto Praia Sem Barreiras. São iniciativas como esta que merecem aplausos de uma plateia cada dia mais engajada com o bem estar social e coletivo. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *