Negócios & Serviços

ABEAR vê como positivo programa anunciado pelo Governo Federal para o setor aéreo

Logo AbearA Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que reúne AVIANCA, AZUL/TRIP, GOL e TAM, vê como positivas para o setor as medidas anunciadas na última quinta-feira (20/12) pelo Governo Federal, com os investimentos para ampliar a infraestrutura aeroportuária – incluindo a concessão dos aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e de Confins (Belo Horizonte), a ampliação e incentivos fiscais às rotas regionais, além da manutenção dos valores cobrados por tarifas aeroportuárias, que teriam reajuste em 1º de janeiro de 2013.

De acordo com o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, que participou da cerimônia de anúncio do Programa de Investimentos em Logísticas, dedicado a aeroportos, em Brasília, além de bem vindo, o pacote estimulará o diálogo entre atores do setor aéreo e a sociedade, além de ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira.

“A avaliação que fazemos é bastante positiva, pois mostra a mobilização do Governo em investir em infraestrutura aeroportuária e na interiorização desse investimento, que vai gerar mais desenvolvimento para o setor. Com a discussão do plano já a partir de janeiro, com as audiências públicas, teremos um conhecimento mais amplo; vamos entender melhor os detalhes”, diz Eduardo Sanovicz, que prevê que os primeiros resultados já poderão ser sentidos em médio prazo. “Caminhamos para um cenário melhor. Se avançarmos nesse debate com a sociedade, é muito provável que no segundo semestre do ano que vem já vejamos resultados”, completa.

Além da infraestrutura aeroportuária, outra pauta da ABEAR que será impactada positivamente é referente às tarifas aeroportuárias. O anúncio de que não haverá mais o aumento de tarifas, previsto para 2013, significará uma economia de pelo menos R$ 400 milhões para as aéreas. “O setor vinha se preparando para um reajuste que chegaria a 86%. Mesmo com a redução nos custos que as companhias aéreas terão por conta da desoneração da folha de pagamento (R$ 300 milhões/ano), esse montante só com tarifas impactaria muito na saúde financeira e econômica dessas empresas”, avalia Sanovicz.

ABEAR

A ABEAR foi criada pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A Associação tem o papel de tratar de questões institucionais do setor aéreo. Entre suas estratégias de atuação estão planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. As cinco associadas representam 99% do mercado, empregam 57 mil pessoas, dispõem de mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários.

www.abear.com.br
www.facebook.com/voarpormaisbr
Twitter – @abear_br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *