Negócios & Serviços

Companhias aéreas terão equipes reforçadas e aviões reservas na alta temporada

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (10/12), em que participaram os principais interlocutores do setor aéreo brasileiro – Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), consórcios dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) –, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou as principais ações que serão adotadas pelas companhias associadas durante a alta temporada 2012/2013.

Entre as medidas apresentadas, como a disponibilização de aeronaves e tripulações reservas, algumas recomendações aos passageiros foram feitas a fim de evitar problemas nos aeroportos do país durante os meses de dezembro e janeiro. “Os associados ABEAR orientam para que os passageiros realizem, quando possível, o check-in on line (web e celular) e nos totens de autoatendimento; atentem para os documentos necessários para passageiros menores de idade; e viajem com malas com o peso permitido e não danificadas”, frisou Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, durante o encontro com jornalistas. As empresas aumentarão a orientação para o uso de totens de autoatendimento nos principais aeroportos, como forma de diminuir filar e agilizar o embarque dos passageiros.

Dentre as ações que serão colocadas em prática já a partir desta semana pelas empresas aéreas associadas estão: reforço de escala de funcionários em aeroportos na ordem de 10 a 12%; contratação de equipes extras em aeroportos com novos voos; reforço nas equipes de manutenção; incremento nos sistemas de Call Center com estruturas preparadas para contingências operacionais e para acionar tripulantes; preparação de sistemas de atendimento de check-in capazes de trabalhar off-line (caso ocorram queda de sistema); disponibilização de aeronaves reservas por todas as companhias; tripulações reservas; e voos extras para os destinos mais procurados. “Na área de aeroporto haverá aumento no número de funcionários de balcão, sala de embarque e check-in. Todas essas equipes são submetidas a treinamentos específicos para atendimento a situações de contingência”, conta Sanovicz.

As empresas também cumprem a resolução 141, da ANAC, quando ocorrem atrasos e cancelamentos: garantem alimentação, transporte, hospedagem e comunicação aos passageiros afetados.

Fonte: ABEAR www.abear.com.br

A ABEAR foi criada pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A Associação tem o papel de tratar de questões institucionais do setor aéreo. Entre suas estratégias de atuação estão planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. As cinco associadas representam 99% do mercado, empregam 57 mil pessoas, dispõem de mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *