Negócios & Serviços

Cruzeiros temáticos ganham espaço a cada temporada

   

Nos mares brasileiros, os roteiros temáticos viraram tradição. Passaram de 26 roteiros na temporada 2008/2009 para 40 em 2009/2010, 37 em 2010/2011 e 35 no verão de 2011/2012.

Para 2012/2013, que começou neste mês de novembro e vai até abril do próximo ano, o número de roteiros deste tipo caiu para 15. Mas a duração, que era de quatro noites em média, passou para sete. “Para 2012/2013, aumentamos a duração dos roteiros. Vínhamos com temporadas repletas de mini cruzeiros, inclusive temáticos, com duração de 3 a 5 noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e agora teremos menos viagens, porém mais longas, com média de 7 noites”, afirma Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR).

Dos 15 roteiros, 13 ocorrerão no mês de fevereiro (um acontecerá em janeiro e outro em março do ano que vem). No total, deverão levar 47.352 cruzeiristas – número que representa 6,2% dos 762 mil turistas que serão transportados nos 15 navios presentes em águas brasileiras.

Para as empresas marítimas, os temáticos são patrimônio importante entre todas as viagens: “Eles são uma espécie de rede social do turismo náutico, pois reúnem pessoas com os mesmos interesses. São clientes fieis e muitos se encontram no mesmo cruzeiro todos os anos”.

No Brasil, a proporção e a regularidade de temáticos é maior que no exterior. O brasileiro gosta da variedade de assuntos, mas mantém fidelidade a alguns, como os de fitness e exercícios físicos, aulas de dança, gastronomia, bem estar, ritmos latinos e rock. Outro fator que contribui para o sucesso dos cruzeiros temáticos é o fato do brasileiro curtir muito a ambientação específica que toma conta dos navios a cada programação dos temas.

Fonte Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *