Dicas & Destinos

Riviera Nayarit – O México além do básico

 

Um dos mais novos e luxuosos destinos mexicanos reforça promoção turística no país

 Riviera Nayarit

Litibu – Riviera Nayarit

A Riviera Nayarit quer revelar ao Brasil o México que vai além da capital, de Cancún e Riviera Maya. Autoridades turísticas de um dos mais novos e luxuosos destinos locais deram início a uma série de ações de marketing e divulgação, com a meta de triplicar o fluxo de visitantes brasileiros até 2013.

Em 2011, o Brasil embarcou cerca de 180 mil passageiros para o México, mas apenas 2 mil para Riviera Nayarit. “Os brasileiros ainda não conhecem o destino como poderiam. Somos um lugar que concentra uma das maiores diversidades de atrações para os turistas estrangeiros – de resorts de luxo a hotéis-butique, de modernos spas e os melhores campos de golfe do hemisfério, de praias para todos os gostos a uma natureza exuberante”, comenta o diretor geral do Escritório de Visitantes e Convenções da Riviera Nayarit, Marc Murphy.

Riviera Nayarit

No fim do mês de outubro, em parceria com o Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), o destino deu início a uma bateria de treinamentos com agentes de viagem do Rio de Janeiro e de São Paulo. Também marcou presença na última edição da Feira das Américas – ABAV, promovendo um encontro gastronômico no estande do México. O objetivo é cativar especialmente o público de alto padrão, o que vai ao encontro dos novos projetos hoteleiros da região. Além da modernização dos resorts do Grand Palladium, a rede Iberostar inaugura no próximo ano um empreendimento de categoria super luxo. Ainda para 2013 está prevista a abertura de uma academia de golfe sob a marca Jack Nicoklaus. A capacidade atual é de 14 mil leitos, dos quais 70% estão em hotéis quatro estrelas.

Igreja de Santa Teresa del Nayar – Riviera Nayarit

Uma extensão de 307 quilômetros ao longo da costa do Oceano Pacífico, emoldurada por espetaculares montanhas, forma a Riviera Nayarit. A região está localizada no Estado de Nayarit e dista poucos minutos ao norte do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta. Ostenta impressionantes paisagens, onde é possível encontrar charmosas praias, seis campos de golfe reconhecidos mundialmente, tradicionais centros de pesca e de artesanato, simpáticos povoados de pescadores e uma exuberante vida animal, incluindo tartarugas marinhas, aves tropicais e mais de 400 baleias – o período de observação, de dezembro a abril, fascina milhares de viajantes e cientistas todos os anos.

O local também é propício para os esportes. Suas águas são cobiçadas por surfistas amadores e profissionais. Em 2010 e 2012, inclusive, o destino foi sede da Regata Copa México, uma das mais tradicionais competições de vela do continente. Além disso, aventureiros exploram a região para as práticas de alpinismo e montanhismo.

As muitas faces da Riviera

A história da Riviera Nayarit remonta à civilização asteca, mas foi em 2007 que o governo local tomou a decisão de batizá-la com este nome. O destino passou a atrair grandes bandeiras hoteleiras de luxo e investidores mexicanos dos segmentos de turismo e entretenimento. Hoje, tornou-se um cenário multifacetado, com regiões para os mais variados perfis de visitantes.

Bucerías: pequena e simpática cidade pesqueira, com ruas estreitas, charmosas lojas, bares e restaurantes de frutos do mar, além de um mercado artesanal.

Flamingos: área exclusiva de hotéis de luxo, condomínios exclusivos e um campo de golfe desenhado por Percy Clifford, um dos mais conceituados profissionais do gênero.

Ilhas Marieta: santuário da vida selvagem, com raros recifes de corais e muitas espécies de aves ameaçadas de extinção. Recebe passeios de barco para apreciadores de mergulho e natação.

Jala: palco de diversos monumentos históricos, com arquitetura que varia do romântico ao gótico, e casarões que revelam a história do México antigo.

La Cruz de Huanacaxtle: tradicional aldeia de pescadores com uma moderna marina capaz de acomodar iates de 400 pés.

Litibú: sede do mais novo campo de golfe local e de vários hotéis de luxo.

Lo de Marcos: pequena cidade com praias mais privativas, estacionamentos para traillers e restaurantes à beira-mar com cozinha típica.

Los Toriles: mais importante sítio arqueológico no noroeste do México, construído por volta de 650 a.C.

Mexcaltitán: pequena ilha flutuante em meio a manguezais, canais e várzeas, que carrega a lenda de ter sido o berço da civilização asteca.

Nuevo Vallarta: apresenta um campo de golfe, resorts all inclusive, parque aquático, marina e um centro para interação com golfinhos.

Parque Nacional La Tovara: santuário de aves em um manguezal natural. Pequenos barcos a motor levam os visitantes a apreciar pássaros nativos, crocodilos e tartarugas.

Punta de Mita: local do antigo festival anual de primavera dos índios Huichol, exibe badalados restaurantes, residências de luxo e dois elegantes hotéis – Hotel des Artistes e o Imanta Resort.

Punta Mita: área exclusiva de resorts como Four Seasons e St. Regis, dois campos de golfe de 18 buracos projetados por Jack Nicklaus.

Rincón de Guayabitos: praia popular com pequenos hotéis e restaurantes, excursões de pesca e mergulho e passeios de barco rumo a elegantes ilhotas em seu entorno.

San Blas: cidade portuária com rica arquitetura colonial e uma abundância de aves migratórias que atraem ornitólogos de todo o mundo.

San Francisco: conhecido como San Pancho, é sede do famoso Clube de Polo e propicia passeios a cavalo, mergulho, escalada e excursões pela selva. Conta com uma bela praia, pequenos hotéis e charmosas pousadas.

Sayulita: reconhecida internacionalmente pela prática do surfe, reúne elegantes galerias de arte e coloridas lojas de roupas, decoração, cosméticos e joias.

Santa María del Oro: lagoa localizada na faixa vulcânica oeste do México, um paraíso escondido e com uma rica fauna e flora.

Tepic: capital e maior cidade do Estado de Nayarit, fundada em 1542 e atualmente um lugar moderno, sede de um aeroporto com voos para todo o país.

 

Bucerias Pueblo -Riviera Nayarit

Quem leva para a Riviera Nayarit

Uma grande vantagem para os visitantes brasileiros é a possibilidade de formatar roteiros sob medida para a Riviera Nayarit, com uma programação mais personalizada. Confira as opções de operadoras:

Flot Operadora Turística –  www.flot.com.br

Visual Turismo –  www.visualturismo.com.br

Para mais informações, acesse os sites oficiais www.rivieranayarit.com ou www.visitmexico.com

* Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *