Negócios & Serviços

Temporada de Cruzeiro um pouco diferenciada

 

Mais uma temporada de Cruzeiros está se aproximando por aqui no Brasil e com ela, algumas novidades. Uma destas novidades é o número reduzido de navios e condições diferenciadas no porto do Rio de Janeiro. Outra é o volume de minicruzeiros que estará bastante reduzido em comparação ás temporadas anteriores.

MSC Fantasia

Esta temporada se inicia em 9 de novembro e tem seu término programado para 22 de abril de 2013 e irá receber além do maior transatlântico que já navegou por águas brazucas – o MSC Fantasia com capacidade para 4.363 passageiros – um dos menores também virá pela primeira vez navegar por nosso litoral, o badalado Azamara Quest do grupo Royal Caribbean. Porém vale observar que a proporção de valores é totalmente inversa aos tamanhos (capacidade) dos navios. Enquanto o maior possui tarifas bastante flexíveis e reduzidas (inclusive promocionais), o menor possui as tarifas mais “salgadinhas” justamente pelo seu diferencial de ser mais exclusivo. Mais adiante falarei um pouco mais sobre ele.

Esta temporada terá apenas 15 navios navegando em nosso litoral, sendo que três não terão embarque ou desembarque em nossos portos. Santos terá o maior número de embarques neste ano.

As operadoras estão nesta temporada, dando um foco maior aos roteiros internacionais que duram em média sete noites com destino à Argentina e Uruguai e isto representa um aumento de 15% no número de viagens aos portos de nossos vizinhos. Claro que os roteiros para o Nordeste ainda são comercializados, mas houve uma queda de 18% se compararmos ao verão passado. A questão é que os cruzeiros mais longos e internacionais são mais proveitosos, financeiramente falando, e embora o Brasil seja um mercado potencial, ainda não é tão competitivo como China, Austrália e Oriente médio.

Azamara Quest

 

Luxo e exclusividade

Um dos mais badalados navios da Royal Caribbean, o Azamara Quest, ainda inédito aqui no Brasil, virá com um conceito mais diferenciado. Seu tamanho reduzido, com apenas 347 cabines, sendo 300 com vista para o mar, ainda conta com um restaurante de comida mediterrânea dando todo um toque de sofisticação para a embarcação. Atenção, pois o navio só terá três saídas do porto do Rio de Janeiro.

Se a intenção é ter ainda mais luxo e maior sensação de exclusividade, então a opção do Silver Cloud, da Silversea Cruises é a escolha mais adequada. Um dos navios mais luxuosos (e minimalistas) em nossa costa atende apenas a 296 passageiros exclusivíssimos. Veja bem, não são 296 cabines, e sim 296 passageiros. Uma das alterações realizadas no navio, já que ele foi remodelado este ano, é o restaurante Le Champagne – o único que é associado à rede Relais & Châteaux dentro de um navio.

Silver Cloud

Para finalizar, está programada uma viagem diferenciada e longa que também terá saída do porto do Rio no dia 9 de fevereiro rumo a Valparaíso, no Chile. Estou me referindo ao Adonia da britânica P&O Cruises que passará pelo fantástico Canal de Beagle, na Terra do fogo. Observações interessantes neste roteiro: por ser um navio menor, para apenas 710 passageiros, ele consegue se aproximar dos glaciares e proporcionar uma experiência única para seus passageiros. Outra observação é que este é um cruzeiro “adult only”, onde crianças não são permitidas, fique atento.

Adonia Cruise

Ps. Quer uma notícia muito legal e que deixa os amantes da natureza um pouquinho mais aliviados? Este ano a Pullmantur não trará o controverso cruzeiro para Fernando de Noronha. O meio ambiente agradece imensamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *