Que tal passar o feriado de 12 de outubro em Guaraqueçaba?

 

Feriado caiçara: ecoturismo na região de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, é opção diferenciada para o feriado de 12 de outubro

Cooperativa desenvolve atividades que geram renda à comunidade e conservam a natureza

Um passeio de barco por uma das baías mais belas do Brasil, com direito a assistir, de camarote, à revoada dos Papagaios-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) nas ilhas de Pinheiro e Pinheirinho. De quebra, ainda provar o mel extraído de abelhas nativas da região, tudo com possibilidade de sair de Curitiba, Paranaguá, Antonina ou Guaraqueçaba. Essas são algumas das surpresas que a região de Guaraqueçaba, no litoral norte do PR, reserva aos turistas que procuram uma opção diferente para o feriado de 12 de outubro.

Riquezas naturais, esportes de aventura e o contato com a cultura e culinária caiçaras compõem o chamado ecoturismo de base comunitária. Na região, as atividades são organizadas pela Cooperguará – Cooperativa de Ecoturismo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba – instituição criada em 2008 pela ONG paranaense SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) para fomentar ações turísticas que aliam geração de renda à comunidade com conservação da natureza.

Atualmente, a instituição conta com 21 cooperados, entre donos de restaurantes, pousadas, barqueiros e demais prestadores de serviços, que atuam numa rede e proporcionam ao turista a compra de roteiros completos pela região.

Segundo Marcelo Bosco, coordenador da Cooperguará na SPVS, o ecoturismo tem crescido a cada ano na região. “Desde a criação da cooperativa, percebemos uma procura e interesse maiores do turista por opções mais sustentáveis que contribuam, ao mesmo, para a comunidade e para o meio ambiente”, diz.

 

A Cooperguará oferece roteiros para os mais apressados e para aqueles que dispõem de mais tempo. As opções duram de 01 até 03 dias, mas pode-se adaptar e aproveitar roteiros maiores, de até 06 dias. Veja as opções vendidas pela Cooperguará:

Roteiro de 1 dia: Saída da sede da Cooperguará, em Guaraqueçaba. Visita à Ilha das Peças, almoço típico em restaurante local, atividades com a comunidade – oficinas de artesanato, pescaria de tarrafa e passeio de canoa pela Baía dos Golfinhos ou caminhada pelo manguezal até a Torre de Observação.

Roteiro de 2 dias e uma noite: Saída de Curitiba. Visita à Ilha do Superagüi (Parque Nacional), caminhada na praia deserta, observação da revoada dos Papagaios-de-cara-roxa nas Ilhas de Pinheiro e Pinheirinho, apresentação sobre o Projeto de Conservação do Papagaio, apresentação de fandango (dança típica caiçara), visita à comunidade, refeições a base de frutos do mar, passeio de barco pela baía.

Roteiro de 3 dias e duas noites: Saída de Paranaguá, com possibilidade de saída de Curitiba. Um pernoite em Ilha das Peças e um na ilha de Superagüi. Programação na Ilha das Peças: caminhada, almoço típico na cozinha comunitária, atividades com a comunidade (pescaria de tarrafa, passeio de canoa para observação de botos no seu berçário natural, caminhada em trilha passando por áreas de mangue, restinga e Floresta Atlântica até a Torre de Observação, com retorno pela praia). Pernoite. Programação em Superagüi: almoço especial com frutos do mar na comunidade de Bertioga, visita à Ilha do Superagüi (caminhada para a Praia Deserta, passando pela Vila de Moradores, com visita à farinheira nativa e associação de artesãos. Para finalizar, apresentação de fandango). Pernoite. Visita à sede de Guaraqueçaba, city tour histórico-cultural, almoço e retorno de barco para Paranaguá.

Dicas para seu conforto e segurança durante a viagem:

  • Prefira roupas leves e confortáveis, com cores claras;
  • Leve no mínimo dois pares de calçados, caso molhe um deles. Para caminhadas nas trilhas, é recomendado o uso de botas ou um tênis resistente e confortável;
  • Não esqueça do protetor solar, roupa de banho, boné ou chapéu e repelente de insetos;
  • Em Guaraqueçaba, são poucos os estabelecimentos comerciais que aceitam cartões de crédito ou débito. Assim, é importante levar dinheiro em espécie para gastos com hospedagem, deslocamento, alimentação e compras;
  • Também existem limitações para saque em caixas eletrônicos do Banco Itaú, única instituição bancária presente na cidade. Quem é correntista de outros bancos deve procurar caixas automáticos em Paranaguá;
  • Coloque na mochila máquina fotográfica, carregadores, pilhas e filmes sobressalentes;
  • Outro item que não pode faltar é uma capa de chuva ou jaqueta impermeável;
  • Medicamentos, uma vez que não são todas as comunidades que possuem farmácia;
  • Binóculos para observação de aves.

A cooperativa de ecoturismo tem como premissa o estímulo ao turismo responsável e ao ecoturismo.

Serviço

Cooperguará (Cooperativa de Ecoturismo da APA de Guaraqueçaba)

Para maiores informações reservas@visiteguaraquecaba.com.br ou https://visiteguaraquecaba.com.br/novosite/.

 * Redação / Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *