Negócios & Serviços

Seatrade South America 2012 destaca união do continente

A edição de 2012 do Seatrade South America Cruise Convention chegou ao seu final. Durante dois dias, o evento reuniu, em Buenos Aires – Argentina, representantes do setor de Cruzeiros Marítimos que debateram a importância do continente para o turismo de navios.

No primeiro dia do encontro, Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), participou de um debate sobre o papel dos navios na indústria de turismo na América do Sul, o impacto econômico na região como um todo e as principais tendências para novos destinos e portos de escala tanto do Brasil quanto da Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia.

Para o presidente da Abremar, “foi uma satisfação ver o trade fortalecido e reunido. Durante o evento, a América do Sul pode mostrar um pouco mais de sua exuberância e a capacidade que tem para incrementar nosso segmento”.

Em sua segunda edição na América do Sul, o Seatrade Cruise Convention apresentou seis importantes debates: O Turismo de Cruzeiros na América do SulTurismo de Cruzeiros e seus Benefícios à RegiãoDesafios à Expansão; Abastecendo a indústria de CruzeirosA América do Sul como destino; e América do Sul como um mercado em franca expansão para passageiros de Cruzeiros.

Durante o painel Desafios à Expansão, Márcia Leite, diretora de Operações da MSC Cruzeiros no Brasil e coordenadora do Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura e Operações da ABREMAR, alertou sobre os altos custos cobrados na região em comparação com outros locais do mundo. “Se a operação de cruzeiros diminuir, muitos outros roteiros para a América do Sul serão prejudicados. Por isso, o continente deve se unir e, pelo bem do setor, lutar junto por custos justos e infraestrutura apropriada – itens somente alcançados com parceria e entendimento de objetivos mútuos”.

 

BRASIL JÁ É 5º PAÍS EM CRUZEIROS MARÍTIMOS   

O Brasil já é o quinto colocado no ranking mundial do mercado de Cruzeiros Marítimos e o primeiro em número de roteiros e passageiros na América do Sul. Pelos dados da CLIA (Cruise Lines International Association), o país perde em número de passageiros apenas para os Estados Unidos, que transportou 10 milhões de cruzeiristas em 2011, Inglaterra, com 1,5 mi, Alemanha (1,2 mi) e Itália (889 mil). De acordo com a Abremar, 792 mil cruzeiristas foram transportados na última temporada, que teve início em outubro de 2011 e terminou em maio deste ano.

 

TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS COMEÇA EM NOVEMBRO 

A temporada de Cruzeiros Marítimos 2012/2013, com início previsto para o mês de novembro, terá, até abril de 2013, a presença de 15 navios no litoral do país. A expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – ABREMAR – é de que 758 mil cruzeiristas aproveitem 277 roteiros de viagens.

ABREMAR – Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos representa as armadoras e operadoras de turismo marítimo no país. Atua na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável aos negócios, que proporcione maior desenvolvimento da atividade no Brasil. Está, ainda, comprometida na divulgação do país enquanto destino turístico, ressaltando o potencial desta atividade como um dos motores da nossa economia, gerando emprego e renda para a sociedade – na temporada 2010/2011, os Cruzeiros movimentaram R$ 1,4 bilhão na economia brasileira, entre impactos diretos e indiretos dos armadores e dos cruzeiristas. Atualmente, a entidade representa 19 empresas associadas, entre elas Grupo Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Pullmantur e Royal Caribbean. Para mais informações, acesse www.abremar.com.br ou facebook.com/Abremar.Cruzeiros.

Via assessoria de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *