Dicas & Destinos

Os mistérios do embarque

 

Sempre que damos nossas dicas para orientar os viajantes, pensamos em tentar tornar tudo mais prático e funcional, minimizando problemas, inconvenientes e dores de cabeça desnecessárias. Estava aqui pensando em uma coisa que tenho visto muito acontecer em determinados fóruns e “rodinhas” virtuais e que muitas vezes acabam deixando a pessoa inexperiente ainda mais enlouquecida e cheia de dúvidas, principalmente esta nova classe que está viajando mais e se perdendo mais em furadas, como é esse tal de embarque? Como proceder e do que fugir? Então vamos lá, resolvi deixar uns tópicos para ajudar um pouco a esclarecer essas dúvidas e desmistificar esse momento ainda temido por muitos.

 

Check-in não é nenhum bicho de sete cabeças, pode ficar tranquilo. Você irá apresentar sua documentação que será solicitada pelo funcionário da Cia aérea e ele fará toda a conferência, despachará sua bagagem e te entregará seu cartão de embarque com todas as infos necessárias.

 

Cartão de embarque é um documento que indica o portão que seu avião sairá, encaminhe-se para ele e aguarde a chamada pelos funcionários que irão mencionar os dados do voo. Na maior parte dos casos, funcionários bem identificados da empresa estarão orientando neste procedimento.

Depois de pegar seu cartão de embarque, basta se encaminhar para a área de embarque que nada mais é do que um salão bem maior e com mais espaço para aguardar seu transporte sair. Geralmente tem lojinhas, lanchonetes, banheiros e grandes bancas de revistas e se for um embarque internacional tem o tão desejado Free Shop. Opa, o que é isso?

Free shop é uma mega loja de produtos importados, em sua maioria, onde são comercializados em dólares e com valores em média mais baixo do que costumamos comprar em lojas de importados pelo país. Sim, vale a pena comprar perfumes, bolsas, relógios, óculos e muitos tipos de guloseimas por lá, mas não se iluda, não é tãããão mais barato assim, tem que se fazer uma pesquisa antes e tem uma cota permitida para gastar. Nada de sair comprando eletrônicos e outras coisas compulsivamente porque você vai ser impedido em algum momento de continuar sua viagem. Seja por questão alfandegária ou por não ter como carregar tudo. Lembre que sua bagagem já foi despachada a esta altura do processo de embarque. Quer uma dica legal? Dias antes de viajar, entre no site do Free shop do aeroporto que irá embarcar e faça uma reserva dos produtos que deseja para retirar na volta da viagem. Mais prático e assim você, na ida, comprará somente aquilo que é mais importante e já terá uma noção dos preços.

Legal, você já está na sala de embarque, já passou pelo Free shop, mas e o portão de embarque, você já conferiu? Já sabe onde é? Em alguns aeroportos não tem muito mistério devido ao pequeno porte do local, mas em outros, a coisa complica. Só para você ter ideia, alguns são tão grandes, mas tão grandes que se perder nele é regra, não exceção. Então, nada de ficar horas em Free shop porque o avião não vai ficar te esperando, tenha certeza. Lembre-se que o foco é seu embarque e para isso, localizar o portão de embarque deve ser sua prioridade, o resto é resto. Já vi muita gente voltar pra casa porque perdeu o voo por se desligar de detalhes como este.

Chegando ao portão de embarque que está descrito em seu cartão de embarque confira se o voo sairá de lá mesmo. É muito comum que, por questões operacionais, o avião não decole daquele portão estabelecido anteriormente e seja transferido para outro portão. Entendeu porque o tempo sobrando é essencial? Pegue as informações e corra para o novo portão estabelecido. Se não tiver nenhuma alteração em seu embarque, basta aguardar a chamada para seu voo e seguir sua viagem.

Prontinho, boa viagem!!

Veja estes links interessantes que poderão te ajudar:

Polícia Federal – https://www.dpf.gov.br/

Free shop – https://www.dutyfreedufry.com.br/

Pintou mais dúvidas?? Mande um e-mail para mim, estou aqui para te ajudar: naira@embarquenaviagem.com

*Matéria publicada por mim para o Site o Repórter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *