Fundada pelos bandeirantes em 1719, nos séculos 18 e 19 foi destino de exploradores e aventureiros que partiam de São Paulo em busca do ouro farto da região. Também foi cenário de disputas territoriais, sendo que um dos episódios mais notórios foi a participação na Guerra do Paraguai em 1867, quando suas guarnições reconquistaram a cidade de Corumbá, que por três anos esteve sob domínio paraguaio.
O visitante encontra na capital do Mato Grosso registros do passado no casario histórico, nas igrejas – como a do Rosário, construída pelos escravos no século 18 – e no Museu de Pedras Ramis Bucair.
Cuiabá funciona como porta de entrada para os diversos destinos turísticos que a região oferece. É possível pescar e conhecer a vida selvagem do Pantanal ou os cenários de pedra da Chapada dos Guimarães, que fica a menos de 70 km da cidade.
Cortada pelo Rio Cuiabá, um dos principais afluentes do Rio Paraguai, é conhecida ainda como portal da Amazônia, uma vez que grande parte da floresta amazônica está nos limites do território do Estado.
Vídeo sobre o Cuiabá, Cidade-Sede da Copa 2014, e as belezas do estado do Mato Grosso.
Cuiabá – Mato Grosso
» área: 3.984,9 km² » população: 550.562 hab.
Extraído da matéria “O Turismo e a Copa do Mundo – A viagem da Copa começa aqui” do Ministério do Turismo