Dicas & Destinos

Flipinha – um evento literário para crianças.

A Flip também é dos pequenos. Mais do que um programa educativo, a Flipinha é um movimento de transformação para atuar na formação de leitores críticos e reflexivos, aptos a pensar e intervir no futuro de sua cidade. 

Um dos autores convidados para a Conferência de Abertura da programação principal, o cronista gaúcho Luis Fernando Veríssimo fala na Flipinha sobre “Paixão, poesia e imagens”, ao lado da escritora e ilustradora mineira Angela Lago. Também escritora e ilustradora, Janaina Tokitaka estará ao lado da escritora Hebe Coimbra na ciranda “Com a pulga atrás da orelha”. Na sexta-feira acontece a divertida reunião dos multiartistas Ivan Zigg e Luciano Pontes. A apresentação terá desenhos, música, encenação e contação de histórias.

A Flipinha que cresce junto com a Flip também comemora 10 anos em 2012.  Esta festa destinada principalmente aos leitores mirins, conta com uma vasta programaç?o e um trabalho construído o ano inteiro por Cristina Maseda e Gabriela Gibrail.

Mas é sempre bom lembrar que a Flipinha não dura só cinco dias. Durante o ano todo, o programa educativo envolve cerca de 6 mil alunos e 600 educadores das 38 escolas de Paraty. Projetos como o “Mar de Leitores”, voltado ao apoio na formação de educadores, incentivam o hábito da leitura e propõem trabalhos específicos com os autores participantes da Flip e com o homenageado. Entre outras ações, as escolas locais recebem anualmente o Manual da Flipinha, material para trabalho em sala de aula feito com a curadoria da Casa Azul.

Flipinha – um evento literário para crianças.

Flipinha – programação

A peça gráfica é do designer Alexandre Benoit.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *