Prefeitos anunciam proposta, feita pelas cidades do C40 para reduzir a emissão de gases do efeito estufa


O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, o Prefeito de Nova York e Presidente do C40 Michael Bloomberg e o Ex-Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton anunciam proposta, feita pelas cidades do C40, de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 400 milhões de toneladas até 2020 e em um bilhão de toneladas até 2030 

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e o prefeito do Rio Eduardo Paes, durante abertura do evento do Rio+C40

Os prefeitos e delegações de 33 cidades do grupo C40 se reuniram hoje no Rio de Janeiro para apresentar as medidas que as cidades estão implementando contra a mudança climática. Durante o encontro, as autoridades municipais das grandes cidades do mundo se comprometeram a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em um bilhão de toneladas até 2030.

O anúncio de metas de redução de emissões foi feito na abertura do C40: Prefeitos de Megacidades Adotam Medidas para Enfrentar as Mudanças Climáticas, realizada no auditório do Humanidade 2012, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, no Forte de Copacabana. Dados apresentados no evento indicam que as cidades do C40 têm o potencial de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em um bilhão de toneladas até 2030: o equivalente ao total de gases do efeito estufa produzido pelas nações do Brasil e do México pelos próximos 18 anos. As cidades do C40 também se comprometeram a reduzir em cerca de 400 milhões de toneladas as emissões de gases poluentes até 2020.

Os prefeitos e líderes locais estão no Rio de Janeiro para fazer um pedido aos governos nacionais e organizações internacionais, para que ofereçam um maior apoio às ações climáticas locais. Uma pesquisa do Carbon Disclosure Project (CDP) mostra que 64% das iniciativas climáticas realizadas pelas cidades são financiadas pelos próprios municípios, sem ajuda externa significativa.  Desde 2005, quando foi criado, o C40 já realizou mais de cinco mil ações climáticas, em muitos dos casos sem o apoio dos governos nacionais.

“Os prefeitos e as cidades não podem se dar ao luxo de apenas sentar e conversar sobre seus problemas. Seja lutando contra a violência, melhorando a educação ou combatendo as mudanças climáticas, é na prefeitura que a bola para. Os prefeitos estão fazendo um grande progresso ao reduzir a emissão de gases do efeito estufa, o que ajuda a enfrentar a mudança climática e a melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades”, disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. “O encontro de hoje é mais uma prova de que as cidades continuam liderando ações que apresentam resultados tangíveis”, completou.

A reunião do C40 no Forte de Copacabana aproveita a Rio +20 para destacar as ações concretas de sustentabilidade tomadas pelas 40 maiores cidades do mundo.

“Receber o C40 no Rio de Janeiro nos dá a oportunidade de refletir sobre a importância das cidades e seu impacto sobre o meio ambiente, e de ver como nós, prefeitos e cidadãos, estamos dando passos concretos para reduzir os efeitos da mudança climática”, disse o Prefeito do Rio, Eduardo Paes. “As ações locais têm impacto muito grande no cotidiano do planeta. Mobilizados, os municípios têm um grande poder para trazer visibilidade e importância à questão ambiental. O evento de hoje demonstra a união da população urbana no mundo inteiro”.

O ex-presidente americano Bill Clinton participou da abertura do encontro da C40 diretamente dos Estados Unidos. À frente da Clinton Climate Initiative – programa da William J. Clinton Foundation e parceiro da C40 criado em 2006 para tratar da mudança climática junto a governos nacionais e iniciativa privada –, ele falou da importância do compromisso dos prefeitos em favor do meio ambiente.

“Minha fundação trabalha com prefeitos de muitas grandes cidades do mundo e as ajuda a reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, disse Clinton. “O encontro de hoje prova que, através de parcerias criativas, podemos reduzir a emissão de poluentes para proteger o meio-ambiente, mas também criando empregos para desenvolver a economia.”

Avaliação do progresso e investimentos foi o grande tema tratado pelo C40 sob a presidência do prefeito Bloomberg, desde que assumiu em novembro de 2010. Segundo pesquisas recentes do CDP e da Arup (empresa britânica de especialistas em sustentabilidade), as cidades estão extremamente ativas em emissões de gases poluentes e ainda têm o potencial para fazer mais.

 

  • 100% das cidades do C40 e 80% de todas as outras cidades do mundo implementaram uma série de medidas para a redução na emissão de carbono.
  • 71% das cidades do C40 anunciaram metas de redução de emissões poluentes.
  • Os prefeitos têm controle direto sobre 75% das fontes urbanas de emissões de poluentes.
  • As cidades do C40 representam as megacidades do mundo e detêm aproximadamente 14% das emissões globais de emissão de gases do efeito estufa atualmente.


Outras ações e parcerias realizadas pelo C40

As parcerias são uma estratégia chave para o crescimento do C40, que une redes de cidades em objetivos e desafios iguais e na busca de uma ação concreta. As medidas enunciadas abaixo exemplificam como as cidades do C40 estão se unindo para construir um plano de longo prazo para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

  • Em maio de 2012, o C40 anunciou um protocolo global das emissões de gases do efeito estufa em níveis locais. Através de uma parceria com o ICLEI e o World Resources Institute, o C40 vai implementar o protocolo em pelo menos 10 cidades globais, oferecendo apoio técnico às cidades e expandindo o protocolo, considerando uma série de emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa resultantes de atividades urbanas. Isto permitirá que os governos locais contabilizem quanto os serviços e tecnologias inovadoras locais podem impactar o cenário de mudança climática.
  • O C40 também trabalhará com o Banco Mundial e o Climate and Clean Air Initiative para estabelecer uma nova rede, que dará assistência a governos locais na redução de emissões de gás metano no tratamento de lixo. O grupo oferecerá assistência técnica para ajudar os participantes a desenvolverem projetos viáveis para a redução da produção de gás metano e acesso a financiamento.
  • Outra parceria, entre o C40 e o Global Urban Initiative on Sustainability, compartilhará as melhores práticas entre todas as cidades do C40 em um novo site. Estas informações estarão disponíveis ao público geral e terão como foco identificar as similaridades entre as diversas políticas, estratégias de financiamento e parcerias que levam ao sucesso das ações de redução de poluentes.


Sobre o C40

O Grupo C40 é uma rede de grandes cidades do mundo engajadas e comprometidas em implementar ações locais significativas e sustentáveis para resolver o problema das mudanças climáticas. Ele foi criado em 2005 pelo então prefeito de Londres Ken Livingstone e expandido por meio de uma parceria com a fundação Clinton Climate Initiative (CCI) em 2006. O atual presidente do C40 é o prefeito da cidade de Nova York, Michael R. Bloomberg.


Sobre o Clinton Climative Initiative

O Clinton Climate Initiative (CCI) foi lançado em 2006 para tratar da mudança climática junto a governos nacionais, municípios e empresas no mundo inteiro. O CCI cria programas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que sejam sustentáveis tanto ambientalmente quanto economicamente. Os projetos pretendem aumentar o acesso à energia limpa, conter o desflorestamento e reduzir a emissão de carbono em cidades e comunidades. Através da parceria com o C40, o CCI criou uma rede de cidades ao redor do mundo que estão agindo para combater a mudança climática.. Em todos os seus programas, o CCI usa uma aproximação holística para definir as maiores fontes de emissões de gases do efeito estufa e as pessoas, políticas e práticas certas para impactá-las. Até hoje, o CCI já ajudou a cortar ou abater mais de dois milhões de toneladas de gases do efeito estufa em algumas das maiores cidades do mundo anualmente.

*Via Assessoria de Imprensa

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *