Pará, um estímulo aos sentidos

Aguce os sentidos e deixe as cores, sabores, cheiros e sons guiarem o passeio. O conselho serve para o turista que pretende conhecer os roteiros do Pará, considerado a porta de entrada da Amazônia. Belém, Santarém, Alter do Chão e a Ilha do Marajó se complementam em roteiros carregados de história, cultura, natureza, aventura e fé.

As plantas, frutas, temperos, essências e a música regional, como o carimbó e o sirimbó, são a marca registrada do Pará. A capital Belém, a cidade das mangueiras, é ponto de partida para quem quer se embrenhar pelo estado em três roteiros, que dão a dimensão das potencialidades e riquezas do turismo paraense.

Belém: Cultura, Fé e Natureza é o roteiro que coloca o turista em contato com a riqueza do patrimônio histórico paraense. A Basílica de Nazaré, sede do Círio mais famoso do país, o complexo do Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, com suas lojas de artesanato e restaurantes são programas imperdíveis na capital paraense.

Outra dica é o roteiro Belém dos Encantos, que começa com um passeio noturno de barco pela orla do Rio Guamá, que banha a cidade. Durante o dia, vale um city-tour pelos cartões-postais como o Museu Emílio Goeldi, Teatro da Paz, Praça da República, Museu de Artes Sacras, entre outros. Daí pode-se partir para Santarém, caminho para a Vila de Alter do Chão, com suas belas praias fluviais, o Lago Verde, e visitas à comunidade de Maguary e ao município de Belterra, de bela arquitetura.

Quem optar pelo roteiro Aventura na Amazônia Paraense pode pegar um dos barcos e balsas que ligam Belém a Soure, na Ilha do Marajó. Em quatro dias é possível conhecer as praias do Pesqueiro, que conta com barracas com serviços de bar e restaurante, e Barra Velha . E depois, seguir para Salvaterra, segundo maior cidade da ilha. Ali, as atrações são Porto dos Botes e a vila histórica de Joanes – passeios inesquecíveis pela Amazônia brasileira.

Esses passeios pelo Pará fazem parte de um conjunto de roteiros, estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. 

Fonte: Mtur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *