Da aventura à tranqüilidade, Minas Gerais está cheia de opções.

O turismo de aventura tem caminhado a passos largos em Minas Gerais. A geografia do Estado, com suas montanhas, rios, matas e cachoeiras, têm mostrado um enorme potencial.

Regiões com matas preservadas são geralmente os pontos mais visitados para essa atividade, e o Estado de Minas está cheio de opções para quem prefere a adrenalina da aventura à tranqüilidade do descanso. Um dos locais mais conhecidos é a Serra do Cipó, um exuberante conjunto natural localizado a apenas 100 km de Belo Horizonte, em uma área de proteção ambiental chamada Parque Nacional da Serra do Cipó. Esta área possui cerca de 85 km de perímetro, onde são encontrados tipos os mais variados de vegetação e relevo.

A Serra do Cipó é uma formação rochosa que divide as águas das bacias do Rio Doce e do Rio São Francisco, formando paisagens de grande beleza, como a cachoeira da Farofa, com mais de 70 metros de queda livre, e o cânion das Bandeirinhas, por onde corre um ribeirão. Esse é o cenário perfeito para a prática dos muitos esportes que são oferecidos ali.
Entre as opções de esportes na região, podem ser citados, por exemplo, escalada, trekking (uma longa caminhada com pernoite ao ar livre), caiaque, rappel (descida pendurado por cordas em abismos, penhascos ou grandes rochas), mountain bike, exploração de cavernas, safári e várias outras atividades.

Um pouco mais afastado de Belo Horizonte, a 324 km de distância, está o Pico do Ibituruna, na cidade de Governador Valadares. O pico propicia trilhas para caminhadas, passeios de bicicleta e canoagem, mas, com seus 1.123 metros de altitude, o seu forte não está no solo e, sim, no ar. O lugar é considerado o melhor local do Brasil e um dos cinco melhores do mundo para a prática de esportes aéreos. Balonismo, pára-quedismo, vôo livre e paraglider (esporte no qual um pára-quedas aberto decola do chão ou de uma rampa natural) são algumas das modalidades mais praticadas na região.

A tradição nessas práticas esportivas é ali tão forte que, todos os anos, a abertura das temporadas de asa-delta e paraglider no Brasil acontecem em Governador Valadares. O local foi sede do campeonato mundial de paraglider em 2005, firmando a cidade de Governador Valadares e o Pico do Ibituruna como ponto de referência internacional na prática de esportes e turismo de aventura.

Uma outra opção é a visita ao Circuito Turístico das Grutas, onde é possível misturar atividades de ecoturismo, culturais e de aventura. As grutas mais famosas são a do Maquiné, em Cordisburgo; da Lapinha, em Lagoa Santa, e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas. Para quem gosta de esportes aquáticos, as cidades do entorno dos lagos de Furnas e Três Marias são excelentes opções. Com perímetro de 3,7 mil km, em Furnas é possível a prática de canoagem, esqui aquático, wakeboard e vários outros esportes radicais. O interior de Minas reserva ainda recursos naturais de grande beleza onde é possível praticar montanhismo, escalada, trekking, mountain bike, rappel, parapente, motociclismo, rafting, canoagem, pesca esportiva, enfim, toda uma enorme gama de esportes de aventura.

Informações: SEDE – Governo de Minas/Secretaria de Estado de Desenvolvimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *