Dicas & Destinos

Embaixador do Turismo tem inscrições prorrogadas até 8 de junho

Alunos do 2º ano da rede pública estadual de 25 municípios pernambucanos terão até o dia 8 de junho para se inscrever no projeto Embaixador do Turismo, ação do Revelando Pernambuco, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado, Empetur e Fundação Assis Chateaubriand. A ficha de inscrição está disponível no site do projeto, www.embaixadordoturismo.com.br, no menu Concurso. A iniciativa visa despertar o interesse de jovens para o turismo, atividade que vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos. Pernambuco está entre as dez unidades da federação que mais recebem turistas nacionais e internacionais.

 

Poderão participar do Embaixador do Turismo alunos de mais de 300 escolas públicas estaduais dos seguintes municípios: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Caruaru, Fernando de Noronha, Itamaracá, Ipojuca, Garanhuns, Gravatá, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo. A primeira etapa do projeto é um concurso de produção textual, que selecionará o melhor texto de cada cidade. O tema é Atrações turísticas do seu município. Os trabalhos devem ser feitos em sala de aula, no período de 11 a 15 de junho. Para incentivar a participação, serão distribuídas cartilhas educativas que apresentam as belezas naturais e culturais das 14 regiões turísticas do estado, além de como o turismo pode ser encarado como oportunidade de trabalho.

O resultado está previsto para o dia 29 de junho. No total, serão 25 embaixadores do turismo – um de cada município –, e todos os selecionados receberão uma câmera para produzirem vídeos sobre os atrativos de sua cidade, no período de 3 a 27 de julho. “Essa ação vai fazer com que os jovens conheçam melhor sua cidade, não só o que diz respeito aos pontos turísticos, mas a história, a cultura, a gastronomia, as riquezas que essas cidades têm”, afirma o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

Uma equipe técnica fará a edição dos vídeos para os estudantes. Ao final dessa temporada de trabalho, os filmes serão exibidos em um evento nos dias 24 e 25 de agosto em Olinda, onde os jovens serão reconhecidos como embaixadores do turismo. Durante o encontro, os vencedores participarão de oficina sobre aspectos importantes para o desenvolvimento turístico do estado. Acompanhados dos professores, os vencedores farão um passeio turístico pelos principais pontos de Recife e Olinda.

  

O Revelando Pernambuco

Lançado oficialmente em maio de 2011, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio acadêmico e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado. O projeto é uma parceria do governo estadual – por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco e da Empetur – com a Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, há o apoio da Secretaria de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *