Dicas & Destinos

Planejando financeiramente sua viagem

Cheque, dinheiro ou cartão?

Cheque de viagem, papel moeda ou cartão? Na dúvida, use os três. Na hora de rechear a carteira para a viagem e decidir quanto e o que gastar em espécie, cheque de viagem e as compras no cartão, opte por uma divisão equilibrada:

Muitas pessoas costumam levar os três, porque até para o carrinho do aeroporto é preciso ter um trocado em moeda local. Numa viagem de lazer, é aconselhável levar meio a meio em papel moeda e cheque de viagem. O uso do cartão de crédito, mesmo com a incerteza do valor do câmbio na hora de pagar a fatura e dos 6,38% cobrados de IOF sobre as compras em moeda estrangeira, é, uma forma prática de se arcar com despesas grandes. E cujo pagamento pode ser parcelado.

Uma dica: Leve um terço de cada. Por exemplo; você pode pagar o hotel e o aluguel do carro (se for o caso) no cartão, podendo contabilizar estas despesas no balanço financeiro pessoal. Com o cartão, não é preciso gastar com quantias elevadas antecipadamente. Dá para programar o pagamento com o salário que você tiver a receber na volta da viagem.

Só não se esqueça, que, se estiver de férias, na volta, geralmente o mês seguinte, quando receberá a fatura do cartão com as despesas de viagem será o mês em que você não terá vencimentos a receber, por conta dos adiantamentos de férias. Sugerimos como alternativas o uso de cheques de viagem, pagamento antecipado, vouchers, compra antecipada de bilhetes, entradas para atrações e shows.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *