Dicas & Destinos

Mala na medida certa

.

Uma das perguntas que mais costumo receber por e-mail, principalmente de mulheres, é diretamente relacionada a um momento bastante delicado que costuma deixar muitos cabelos brancos nas cabecinhas estressadas: que roupas levar para a viagem? Se você que nos lê é homem, talvez comece a rir neste momento, mas saiba que isso tira a sono de muitas mulheres e em alguns casos, vira até motivo de briga quando não levamos este assunto tão a “sério”.

Estresse

Brincadeiras a parte, a minha intenção não é fazer um manual de como se vestir em viagens, até mesmo porque cada um tem seu estilo e seus gostos que costumam ser muito pessoais. Minha ideia é sugerir algumas peças importantes que podem ajudar bastante na hora de arrumar sua mala e facilitar sua vida, vamos combinar uma coisa: nada de ficar horas escolhendo o que vestir, ok.

Para começar, na hora de escolher as roupas para sua viagem, considere sempre o clima e, principalmente, as normas culturais do local.

No exterior, as pessoas se vestem de maneira simples e práticas e você logo notará isso. Ainda mais que o turista geralmente não tem a menor vergonha de parecer exatamente isso, turista.

Priorize sempre por levar roupas e sapatos confortáveis. Já pensou como um sapato apertado pode atrapalhar seu momento bate-pernas em Paris? Ou aquele vestido que fica subindo toda hora justamente naquela semana off-price de Nova York?

Sejamos práticos, coloque na mala algumas camisetas no caso dos homens e algumas ribanas ou blusinhas para as mulheres. Varie nas cores e você terá inúmeras combinações. Camisas de manga longa, uma jaqueta ou malha, calças jeans, vestido para noite (mulheres), calça social com camisa combinando (homens), e basicamente mais um ou outro acessório e está tudo pronto.

mala cheia

Procure levar roupas básicas e de cores clássicas, como cinza, preto e cáqui, pois assim você não irá enjoar tão rápido se tiver que vesti-las muitas vezes.

Não se esqueça de conferir se há alguma restrição quanto á sua roupa antes de sair, pois, há lugares em que não é permitido entrar de bermuda ou shorts e no caso de mulheres, entrar com calça ou saias curtas. Uma dica bem legal é pesquisar os costumes locais para evitar constrangimentos e gafes.

Vamos então para algumas sugestões que devem conter na sua mala:

Mulheres:
2 calças jeans
1 calça preta de tecido
1 calça tipo cargo
2 vestidos ou 2 saias
1 conjunto esporte de nylon ou moletom
2 pijamas/camisolas
3 a 6 blusinhas básicas para o dia-a-dia (malha ou tecido leve)
2 conjuntos do tipo “twin set”
1 conjunto ou vestido social (para uma ocasião especial)
2 bermudas
6 pares de meias para usar com tênis
3 pares de meias finas
1 casaco de lã ou couro
2 malhas de lã
1 par de tênis
1 par de sapatos sociais
1 par de chinelos ou sandálias
1 biquini ou maiô
Roupas íntimas (pelo menos 10)
1 bolsa e 1 mochila para o dia-a-dia
1 bolsa social
Óculos escuros, boné, chapéu, gorro

Homens:
2 calças jeans
2 calças esportivas
1 calça social
1 conjunto esporte de nylon ou moletom
2 pijamas
6 a 8 camisetas para o dia-a-dia
3 camisetas do tipo regata
2 camisetas do tipo pólo
2 camisas sociais (para alguma ocasião especial)
1 gravata e um paletó/blazer (veja se vai precisar de um terno)
8 pares de meias
3 bermudas
1 casaco de lã ou de couro
2 malhas de lã
1 par de tênis
1 par de sapatos sociais
1 par de chinelos ou sandálias
1 sunga ou short para banho
Roupas íntimas (pelo menos 10)
Óculos escuro, boné, gorro, chapéu

Moda Embarque na Viagem

Se você vai para algum lugar onde o inverno é rigoroso, será necessário providenciar casaco e botas especiais para a neve ou comprar por lá logo assim que chegar. Você poderá alugar também, é uma opção mais econômica. Além de cachecol, luvas, touca e, eventualmente, roupa específica para esqui.

Claro que você vai adequar isso ao tempo da sua viagem. Este é um modelo mais básico para uma viagem de uma semana em média e com direito a uma vasta programação. Se você vai fazer uma viagem mais relax, opte por cortar grande parte disso tudo. Afinal, para uma rede, sombra e água fresca, não será preciso muito, não é mesmo?

Boa viagem!!

E lembre-se: se pintar alguma dúvida, escreve para mim que eu te socorro, tá bom.

.

Matéria extraída da minha Coluna de Turismo no Site O Repórter.com publicada todas as quintas-feiras.

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *