Dicas & Destinos

São Joaquim-SC a “Cidade da Neve”

 

Considerada a cidade mais fria do Brasil, São Joaquim que é conhecida como a “Cidade da Neve” faz aniversário no dia 07 de maio. No inverno, torna-se um berço de frio e beleza, proporcionado pela paisagem em conjunto com a neve.

Os termômetros em São Joaquim podem marcar –10°C e até –15° no inverno. As cachoeiras ficam congeladas e os campos cobertos de neve. É o único lugar no País onde, invariavelmente, neva a cada inverno. Grande produtora de maçã, promove a cada dois anos a Festa Nacional da Maçã, atraindo milhares de turistas. Destaque também para o Parque Nacional de São Joaquim, a beleza da Serra do Rio do Rastro, os campos e as araucárias, que se sobressaem entre cachoeiras, vales e rios com corredeiras… Opções de lazer não faltam em São Joaquim. É obrigatória uma parada no Mirante antes de entrar na zona urbana da cidade. De onde se avista grande parte da região, destacando-se os campos divididos por taipas (muros de pedras). Nos dias claros é possível ver o mar, a mais de 100km de distância e 1.400m abaixo. Na cidade, não deixe de conhecer a Igreja Matriz, construída entre 1918 e 1935, toda em pedra basáltica retirada dos morros próximos e trazida em carros de boi. 

A melhor infra-estrutura turística de São Joaquim está nas fazendas para turismo rural, mas na cidade também há bons hotéis, com calefação ou lareira, adaptados para o frio rigoroso do inverno. Os restaurantes típicos servem comida caseira, muito saborosa. No Parque Nacional da Maçã, onde acontece a Festa Nacional da Maçã, há infra-estrutura adequada ao turismo rústico, com camping, cancha de laço, pavilhão de exposições e palco para shows. 

Um dos grandes atrativos de São Joaquim é o Snow Valley (Vale da Neve), com 2.700m de trilhas, passando por xaxins gigantes, cachoeiras (que normalmente congelam no inverno) e lagos, em 30 hectares de mata preservada. Dentro do parque existe um restaurante, área para camping, loja de artesanato e cabanas rústicas para pernoite. Vá preparado para o frio, mesmo durante o verão.

Como Chegar 
Acesso rodoviário pela SC-438, mais conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro. A rodovia liga a BR-101 (na altura de Tubarão, distante 136km) à BR-116 (na altura de Lages, distante 81km). São Joaquim conta com um pequeno aeroporto, não-pavimentado, de 1.050m x 30m. Em Lages há aeroporto asfaltado e com balizamento noturno.

Prefeitura Municipal – (49) 3233-0001 / 3233-0411 (fax).

Site: www.saojoaquim.sc.gov.br 
Email: prefeito@saojoaquim.sc.gov.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *