Dicas & Destinos

TOP 10 Destinos Aventura

Todos nós sabemos da grandeza do nosso país. Nossa área territorial ocupa quase a metade da América do Sul e somos o quinto maior país do mundo. Toda essa imensidão nos possibilita encontrar os mais variados tipos de climas e terrenos, o que faz com que nosso menu de opções para a escolha de destinos aventureiros deixe qualquer gringo com uma pontinha de inveja. E como vivemos num país “gigante pela própria natureza”, devemos saber tirar proveito disso em todos os sentidos, inclusive para nos aventurarmos. Pensando nisso, o HU resolveu fazer o TOP 10 Destinos Aventura, onde listamos os locais mais propícios a elevar os níveis da tão famosa e desejada adrenalina, no viajante.

Bonito-MS – A famosa cidade do Mato Grosso não poderia ficar de fora desta lista. Acidade possui cachoeiras, corredeiras, mata nativa e as famosas cavernas muito procuradas para a prática do caving. O esporte consiste na exploração de cavernas e nasceu da Espeleologia, ciência que estuda os ambientes subterrâneos.

Imbituba-SC Localizada no litoral sul de Santa Catarina, a cidade, que respira o estilo de vida surfwear já recebeu várias etapas do WCT – principal campeonato de surfe do planeta – presenteando os surfistas com ótimas ondas. Lá ainda há espaço para o kite e windsurfe.

Natal-RN A capital potiguar, além de linda, oferece uma gama muito grande de opções para a prática de esportes radicais. A cidade mais parece um grande parque de diversões, e quem assinou o projeto foi a própria mãe natureza. Entre um passeio de Ultraleve ou uma descida de sandboard, ressaltamos as competições de Off-Road que agitam a cidade todos os anos.

Paulo Afonso-BA – Muitos consideram o Bungee Jump o mais radical dos esportes radicais. Então, a cidade que abriga o maior Bungee Jump do Brasil não poderia ficar de fora. São quase 80 metros em queda livre para quem decidir descer da Ponte Dom Pedro II da maneira mais rápida. O Base Jump e o rapel são outras opções de aventura partindo do mesmo ponto.

Fernando de Noronha-PE – É praticamente impossível fazer qualquer lista sem citar essa ilha paradisíaca. E para mostrar que ela não está aqui por cliché, vamos citar uma modalidade que foi criada na região, o planasub, que é um mergulho a reboque onde o praticante usa apenas um snorkel e uma máscara enquanto é puxado por uma prancha de acrílico. É irado!

Brotas-SPA capital paulista da aventura, graças a seu elevado número de acidentes geográficos, permite a prática de muitos esportes aquáticos como: acquaride, boia-cross, canoagem e rafting. Impossível não se aventurar – e não se molhar – nas águas de Brotas.

Rio de Janeiro-RJUma cidade que não abrigasse locais de aventura, não poderia receber a alcunha de maravilhosa. E o Rio, é claro, não deixa a desejar. Na cidade é possível praticar quase tudo em matéria de esportes radicais: arvorismo, rapel e slackline, são exemplos de atividades que podem ser feitas na Floresta da Tijuca; surfe e kitesurfe na praia da Barra e o voo de asa delta, praticamente um marco da cidade.

Jalapão-TO O Parque Nacional do Jalapão foi criado em 2001 e ainda se encontra bastante dificuldade para chegar ao local – o caminho por si só já é uma aventura -, talvez por isso, este santuário ainda esteja tão preservado. A região abrange uma área de 150 mil hectares e percorrendo esse espaço é possível encontrar: cânions, dunas, cachoeiras, poços de águas borbulhantes e formações rochosas. Com todos esses atrativos, Jalapão faz qualquer aventureiro se sentir numa Disneylândia feita pela mãe natureza.

Chapada dos Guimarães-MT E se a sua cidade tivesse 487 cachoeiras? Pois bem, se você mora na Chapada dos Guimarães, pode se gabar disso. Considerada o ponto mais equidistante dos oceanos Atlântico e Pacífico, da América do Sul, a região não é só quedas d’água. Também possui cavernas, grutas, trilhas e vales. E o melhor, tudo isso muito bem preservado, sem o menor sinal de interferência do homem.

Região AmazônicaA região que abrange nove estados brasileiros e ainda se estende Brasil afora, permite a prática de quase todos os esportes citados nas cidades, capitais e regiões anteriormente. A Amazônia é tão mágica e rica que possibilita até a prática do surfe, através do fenômeno conhecido como Pororoca. Essa maravilhosa floresta, de números assustadoramente grandes, é a principal responsável pela fama do Brasil como destino de aventura no mundo inteiro, por isso foi escolhida para fecharmos com chave de ouro nosso TOP 10 Destinos Aventura.

Agora, cabe a nós agradecermos à natureza, preservá-la e nos aventurarmos, seja na região amazônica, nos outros locais citados, ou nos muitos outros lugares – que só não puderam ser citados porque o post é um TOP 10 – que juntos, formam nossa querida pátria amada, chamada Brasil.

Texto extraído na integra do Blog Hotel Urbano, parceiro do Embarque na Viagem.

 Copyright © 2011 Hotel Urbano Blog. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *