Gastronomia etc.

Alimentos menos saudáveis pagam mais impostos

x

O chamado imposto do alimento não saudável, foi criado pelo legislativo da Dinamarca onde instituí aumento de taxas e tributos para os seguintes alimentos: produtos ricos em gordura, como manteiga, leite, queijo, pizza, carne, óleo, azeite e alimentos processados.

A taxação extra será aplicada sempre que os alimentos contiverem um nível de gordura saturada acima de 2,3%.

Além do problema natural e óbvio da obesidade, pesquisas já demonstraram como a gordura corporal afeta o envelhecimento e pode até causar lesões no cérebro, além de diversas más funcionalidades do organismo.

Por outro lado, muitos profissionais de setores multidisciplinares argumentam que a gordura não é o único vilão nesta história apesar de ser um componente forte. Os maus hábitos como falta de vida ao ar livre, sedentarismo e o stress da vida moderna também formam um conjunto de grande impacto e influência.

A obesidade na Dinamarca é bem inferior em relação á muitos países ricos, mas o governo acredita que é hora de agir.

Porém essa mudança de taxação tributária na Dinamarca sobre os alimentos menos saudáveis de certa forma quer criar um circulo virtuoso que recompense no bolso quem fabrica e consome alimentos que protegem sua saúde, pois assim também estará economizando muito para o Governo nos tratamentos e atendimentos em hospitais e clínicas públicas.

x

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *