Dicas & Destinos

Brasil pode revogar exigências a espanhóis se Espanha fizer o mesmo

x

Entrou em vigor na última segunda (02 de abril de 2012) a política de reciprocidade com espanhóis, os agentes de imigração da Polícia Federal brasileira poderão exigir uma série de documentos para autorizar a entrada de turistas espanhóis no País.

A medida, anunciada em junho de 2011 pelo ministério das Relações Exteriores, propõe que o Brasil adotará a política de reciprocidade que a Espanha tem com os turistas nacionais. Trata-se, portanto, de uma retaliação ao tratamento dado àqueles que desembarcaram na terra de Cervantes, onde, nos últimos anos, aumentou o número de brasileiros impedidos de entrar.

As autoridades poderão solicitar aos visitantes espanhóis que apresentem, além do passaporte, passagem em que a data de volta já estaja marcada e comprovação de recursos financeiros para manter-se no Brasil, mediante apresentação de um cartão de crédito com a última fatura paga.

As exigências

A lista de exigências definida pelo governo brasileiro para os espanhóis inclui a apresentação de passaporte válido por no mínimo seis meses, passagem de volta com data marcada e a comprovação que dispões de, no mínimo, R$ 170,00 por dia para despesas.

O espanhol que se hospedar em hotel deverá apresentar o documento de reserva e aquele que for ficar em casa de amigos ou parentes precisará apresentar uma carta-convite – contendo a assinatura do residente autenticada em cartório brasileiro, prazo de estada do turista espanhol, vínculo existente entre eles, acompanhada pelo comprovante de residência.

O turista espanhol que quiser comprovar estada em um imóvel de sua propriedade no Brasil deverá apresentar cópia da escritura ou do registro do imóvel em seu nome.

O governo do Brasil pode suspender a lista de exigências para a entrada de espanhóis no País desde que o governo da Espanha faça o mesmo em relação aos brasileiros que queiram ingressar em seu território, afirmou nesta segunda-feira a diretora do Departamento de Comunidades Brasileiras do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes da Silva, à Agência Brasil.

As novas exigências para entrada de espanhóis no Brasil passaram a valer nesta segunda-feira. As medidas foram comunicadas à Espanha em janeiro, cerca de um mês antes de uma brasileira de 77 anos ser barrada no aeroporto de Madrid, um fato pelo qual o Itamarty exigiu explicações do governo espanhol.

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *