Dicas & Destinos

Parabéns soteropolitanos, Salvador 463 anos.

x

Salvador completa neste 29 de março de 2012, 463 anos, e só quem conhece a cidade para dizer o quanto ela é especial. Quem vive nela então, pode dizer muito mais.

E quando Salvador faz aniversário, não são só os baianos que podem comemorar, mas sim todos os brasileiros.

Com arquitetura urbana original do século 16, o centro histórico de Salvador recebeu o título de patrimônio cultural pela Unesco em 1985.

A cidade era, naquele século, um dos principais centros administrativos do país, principalmente pela posição estratégica de seu porto, considerado pelos portugueses um dos mais importantes do mundo.

Durante 200 anos foi a sede do governo geral do Brasil, o que acabou impulsionando a construção de obras suntuosas.

Destaque merecido para: a praça municipal, o caminho de São Francisco, o largo do Boqueirão e o largo de santo Antônio, que mantém os traçados originais de suas ruas, ladeiras e becos. Lá está o Pelourinho, onde a revolta dos escravos se transformava em sangue nas mãos dos capatazes. Ao redor, dezenas de casarões históricos, como se formassem um enorme museu a céu aberto.

Além da importância do casario, a escolha da Unesco também foi motivada pelas manifestações culturais, como os cultos religiosos, a culinária e as festas populares.

Outros lugares em salvador que você não pode deixar de visitar são: O elevador Lacerda de onde você tem uma vista maravilhosa da cidade; a Lagoa do Abaeté, antiga lagoa de itapuã imortalizada nas canções de Caymmi; o Gantois, um dos terreiros mais antigos da Bahia e lugar de visitação expressiva de turistas brasileiros e estrangeiros; o Dique do Tororó que tem exposto lindas obras de arte que representam os Orixás que protegem a humanidade e abençoam todo o povo baiano. Tem também a praia de Monte Serrat, o Solar do Unhão, o grupo Ilê Ayê e claro a cidade baixa que é passeio obrigatório para visitas à igreja do Bonfim.

Ainda tem a máxima de todo baiano: se você vai à Bahia e não come Acarajé, você não esteve na Bahia. Além é claro do Vatapá, caruru… e uma série de delícias que só as autênticas Baianas sabem fazer.

Salvador é uma cidade muito popular para o turismo, com um clima fantástico e uma rica cultura acumulada ao longo de mais de 450 anos de história.

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *