Dicas & Destinos

Dia de St. Patrick

 

17 de março é dia de St. Patrick

Sempre que me lembro de alguma data importante em outros países eu penso em postar algo sobre o assunto na intenção de transmitir um pouco mais da cultura mundial. Algumas pessoas mais “exageradamente nacionalistas” podem até questionar e falar que somos brasileiros, que isso não pertence a nossa cultura e coisa e tal. Minha resposta para estas pessoas é a seguinte: sou uma cidadã do mundo, me abasteço de cultura, de conhecimento e isso não tem fronteira que limite, ok! Então, vamos falar um pouquinho sobre a história e a tradição de St. Patrick.

No dia 17 de março a Irlanda sempre está em festa – e eles são bons nisso – já que é comemorado o dia de St. Patrick, patrono do país.

St Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo no século 4 dc e é considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.

Este dia marca a morte do religioso, no século 5. As histórias mais antigas contam que o missionário era um adolescente quando foi feito escravo por irlandeses e levado de Gales para a Irlanda. Passou seis anos em trabalhos forçados no campo, até que, segundo seus próprios escritos, “ouviu vozes” que o incentivaram a se libertar. Mais tarde, as mesmas “vozes” o levariam à vida de missionário. Patrick então se tornou padre e iniciou seu trabalho de conversão religiosa de irlandeses.

Não se sabe exatamente quantos anos tinha no dia 17 de março de 461, data de morte aceita por boa parte dos historiadores – muitos concordam apenas que já se tratava de um senhor de mais de 70 anos.

No século 8, o religioso se tornou padroeiro da Irlanda.

Este dia é feriado na Irlanda e muitas comemorações marcam a data, sempre com muita alegria e muita festa como desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Uma das tradições básicas é vestir-se de verde e usar adereços de trevos. Vale até pintar trevinhos pelo rosto. Ué Naira, mas porque trevo? Simples, o trevo é o símbolo da Irlanda e St. Patrick usava o trevo para fazer uma associação à santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Vale lembrar também que os pubs ficam lotados e nas casas, a data – que deixou de ter caráter apenas religioso e se tornou uma festa dentro e fora do país – é motivo também para a preparação do “irish stew”, cozido irlandês com carne de carneiro e legumes.

A comemoração também é forte nos Estados Unidos. Há relatos de desfiles em Nova York no século 18, realizados por imigrantes. Austrália e Nova Zelândia também se vestem de verde – a cor tradicional da festa – em 17 de março.

Uma amiga minha uma vez me disse que nas festas, as pessoas que não usam verde levam pequenos beliscões – uma brincadeira local – neste dia.

Não custa garantir uma roupinha verde e um tantão de alegria para curtir o dia de St. Patrick, não é mesmo?

Feliz dia de St. Patrick pra você!!

 

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *