Dicas & Destinos

Ceará anuncia Aeroporto de Jericoacoara

O Governo do Ceará ainda não inaugurou o Aeroporto de Aracati, previsto para o próximo ano, e já anuncia o Aeroporto de Jericoacoara, cujo projeto prevê capacidade para 1,2 mil voos por ano. O equipamento promete ser uma espécie de porta de entrada para o Litoral Oeste cearense.

O projeto do aeroporto é inovador. Tem aparência bastante rústica, com janelas de vidro e telhas que parecem de madeira. A pista terá 2,2 mil metros de extensão e 45 de largura, o que permitirá pouso de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, que foi a aeronave-padrão para o desenvolvimento do projeto.

O terminal terá área para alfândega, para a Polícia Federal e um hangar. Segundo consta no projeto, a ideia é receber voos diretos internacionais, que não precisarâo pousar no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza.

Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o projeto prevê que o equipamento será instalado no município de Cruz, a 18 quilômetros de Jijoca de Jericoacoara, a 25 quilômetros da praia e a dez do parque nacional.

A primeira etapa das obras, que inclui a construção da pista de pouso e decolagem e do pátio do estacionamento, deverá estar concluída no final de 2012. O projeto total do aeroporto está orçado em R$ 44 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.

Fonte: Panrotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *