Dicas & Destinos

MITOS E VERDADES SOBRE CRUZEIROS

Hoje, vamos falar um pouco sobre as cabines, as bagagens e as gorjetas.

É verdade que as cabines são muito apertadas e que não há espaço para nada?

Eu diria que isso varia muito de navio pra navio e claro, de acordo com o preço que você pagou pela cabine. O preço obviamente vai ser proporcional ao conforto que cada categoria de cabine oferece. Quanto maior o conforto, maior o preço. Existem cabines com varandas e isso faz uma grande diferença no valor final, por exemplo.

As menores ficam na parte interna, não têm vista para o mar e costumam ser mais acanhadas.

Mas vamos combinar uma coisa? Se você vai passar a maior parte do tempo fora da cabine, pra quê uma cabine gigante?

Uma outra coisa muito importante: não exagere na bagagem.

Apesar dos limites não serem tão rígidos como no caso das companhias aéreas, você deve se lembrar que as malas serão acomodadas dentro das cabines e como elas costumam ser compactas, se você entulhar o espaço, aí sim vai precisar se equilibrar durante alguns dias toda vez que entrar na sua cabine.

Outra dúvida também bem comum é sobre gorjetas: é obrigatório dar gorjetas?

Isso é relativo. Existem algumas companhias de navegação que já incluem a gorjeta no valor final do pacote. Outras ainda seguem o tradicional hábito de por o envelope por baixo da porta no último dia. A regra geral é simples: você deve sim dar gorjetas aos camareiros, garçons e maitres caso não esteja incluído no valor final do seu pacote. É de bom tom, é educado e é um reconhecimento pelo atendimento que você recebeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *