Dicas & Destinos

Dicas para viagens – Cartão de crédito.

Mais que um aliado nas compras, o cartão de crédito é hoje uma verdadeira “mão na roda” na hora de viajar. Confesso que prefiro os tradicionais payment in cash mas tem horas que passamos por situações onde acabamos sendo obrigados a usar nossos amiguinhos plastificados e costuma ser justamente nesses momentos que coisas desagradáveis acontecem.

Imagine a situação: você está passeando em plena 5ª Avenida em Nova York e se depara com a Tiffany em liquidação e mais algumas lojas no entorno com aquele “SALE” gigantesco nas vitrines. Essa é uma das situações onde nosso amiguinho de plástico tem que estar por perto, certo? Afinal é por isso mesmo que você acabou o levando na sua carteira, para uso emergencial, correto? Tá bom, se você não teve esse pensamento, faz de conta que teve, ok. Então vamos lá, vou te dar umas diquinhas básicas para você levar seu cartão para viajar e ficar feliz da vida com ele.

Estado de conservação – Seu cartão deve estar sem nenhuma rachadura, pontinha quebrada ou ranhura na tarja magnética. Seria muito ruim separar aquelas peças M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S  da promoção imperdível da Tiffany (lembra??)e na hora de pagar, seu lindo cartãozinho não passar. Já pensou na dor de cabeça?

Data de validade – Nunca deixe de olhar a data de validade de seu cartão na hora que você começa a planejar sua viagem. Se estiver para expirar, providencie um novo imediatamente. Alguns pensariam: Nossa, pra que tanta antecedência??  Você conhece o velho ditado: o seguro morreu de velho, não conhece? Vai por mim, é melhor ter a cabeça tranqüila e não se preocupar com esse detalhe depois. Geralmente os bancos demoram a enviar um novo cartão, e se você for deixando para depois, corre o risco de se lembrar disso muito perto da sua data de embarque e provavelmente seu cartão não chegará a tempo.

Senhas – É meio óbvio que você deve, por segurança, decorar sua senha. A questão é que ás vezes você pode acabar levando um cartão de crédito que usa menos, ou até mesmo pedir um especialmente para a viagem e anotar a senha em papelzinho ou pior, no próprio cartão de crédito. Ta bom, não vou nem entrar nesse detalhe pois sei que você que é leitor do Embarque na Viagem jamais daria um mole desses, certo? Fique atento também às senhas que alguns bancos exigem para saques no exterior. Na dúvida, entre em contato com seu operador de cartão de crédito e se informe melhor.

Crédito extra – Leve mais de um cartão de crédito. Se for possível, de bandeiras diferentes. Não, não é para você se perder em liquidações (mulher então, adora uma liquidação. Controle-se!). Essa é uma estratégia valiosa caso seu cartão tenha limite de saque diário, caso o sistema de uma bandeira esteja fora do ar e claro, caso haja alguma promoção, desconto, condição especial para pagamento em determinado cartão. Devemos considerar também o fato de você perder ou ter seu cartão roubado. Assim, terá outro para te salvar e seu trabalho será apenas o de cancelar o cartão perdido. Se estiver viajando acompanhado por exemplo, o ideal é que cada um fique com um diferente, assim ninguém será pego de surpresa.

Se você seguir á risca essas dicas, o uso do cartão de crédito em sua viagem será eficiente e não te dará dores de cabeça desnecessárias e claro, suas boas compras estarão salvas.

Boas compras, digo, boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *