Dicas & Destinos

Wynwood Walls: conheça o bairro mais artístico de Miami

Tomado por grafites em cada esquina, Wynwood Walls é um excelente ponto turístico para quem deseja ter mais contato com a arte das ruas

Wynwood Walls

A história de Wynwood Walls, bairro localizado ao norte do centro de Miami, na Flórida (EUA), envolve uma belíssima transição de um cenário totalmente hostil para uma referência artística. Até meados de 2012, a violência das gangues tomava conta do lugar e afastava tanto locais quanto turistas, mas a situação mudou bastante a partir desse ponto. Hoje, o bairro de arte de Miami se tornou parada obrigatória na região.

O processo de renovação de Wynwood Walls começou por volta de 2009, quando o empreendedor Tony Goldman decidiu investir no bairro e transformá-lo em uma galeria a céu aberto. Devido à presença criminosa no local, não foi algo que aconteceu da noite para o dia, levando alguns anos para que finalmente chegasse ao ponto em que conhecemos.

Wynwood Walls

A princípio, a transformação começou com uma série de murais pintados pelos muros do bairro, pouco a pouco fazendo do lugar uma referência de street art no país. Conforme a arte foi tomando as ruas de Wynwood Walls, a nova reputação da região não demorou para chamar a atenção de outros artistas, que, com o tempo, abriram galerias, museus e ateliês nas redondezas.

Hoje, Wynwood Walls conta com mais de 70 galerias, quatro museus e diversos ateliês, além de hospedagens, restaurantes e lojas para atrair os turistas. O simples ato de passear pelas ruas já garante uma experiência única, pois a quantidade de murais a céu aberto contempla praticamente toda a extensão do bairro. Artistas do mundo inteiro trabalharam nesses muros, incluindo os brasileiros Os Gêmeos e Nunca.

Wynwood Walls

Além de apreciar a arte urbana em primeira mão, ainda é possível se deparar com vários dos autores dessas obras, que frequentam o lugar com recorrência. Um detalhe interessante é que muitos dos murais do bairro não são definitivos; com exceção de alguns mais tradicionais, grande parte deles é substituída de tempos em tempos, dando a oportunidade de novos artistas exporem sua arte em uma das regiões mais populares de Miami.

Foi assim que Wynwood Walls se tornou não apenas um dos pontos turísticos mais famosos da Flórida, como também uma referência global em arte urbana. Quem estiver visitando a região pode facilmente providenciar um aluguel de carro em Miami para se locomover da parte mais central até o bairro artístico. São passeios bem diferentes e igualmente marcantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *