Dicas & Destinos

10 dicas para tornar uma longa viagem de carro segura e confortável

É possível viajar de carro sem passar por estresse seguindo alguns conselhos simples

viagem de carro segura
Viagem de carro segura

Viajar de carro com a família pode ser um momento de muita diversão e que renderá ótimas histórias. Quem nunca sonhou em viver seu próprio filme de road trip da vida real?

Porém, para garantir uma boa viagem de carro, é importante dar atenção a alguns itens específicos antes mesmo dela começar. Dessa forma, você não terá momentos de estresse e dor de cabeça no caminho.

Confira 10 dicas para fazer uma longa viagem de carro segura e confortável:

1 – Faça a manutenção do carro

É crucial levar o carro em uma oficina mecânica de confiança para checar se  tudo está funcionando corretamente. Dê atenção especial para o óleo do motor, luzes, pneus – inclusive o estepe –, fluido do radiador e filtros de ar. Não se esqueça também da documentação e de levar uma caixa de ferramentas para imprevistos.

2 – Prepare um roteiro

As viagens de carro não consistem apenas nos pontos de partida e chegada. É necessário incluir no roteiro as paradas para se alimentar, ir ao banheiro, abastecer o veículo e até mesmo dormir antes de chegar ao destino. Por isso, faça um roteiro detalhado para se programar e não se perder no caminho.

3 – Leve lanches leves e de fácil consumo

Apesar de ser necessário incluir restaurantes e lanchonetes no roteiro, a ideia é que eles sejam usados apenas para as refeições principais. Para matar a fome em outros horários do dia, leve no carro comidas e bebidas leves e fáceis de consumir, como água, frutas, lanches naturais, sucos e snacks. 

4 – Não coma alimentos pesados nem remédios que dão sono

Antes de partir, é importante não ingerir comida pesada para que não bata aquele sono devido à digestão mais lenta. O mesmo vale para medicamentos que provocam sonolência. Além disso, é crucial que o motorista esteja bem descansado.

5 – Dê preferência para o dia

Se o motorista não conhecer o trajeto ou não tiver experiência na estrada, o ideal é que a viagem aconteça em horários com o sol no céu. Lembre-se que a prioridade em uma viagem de carro não é chegar rápido, mas com segurança. Acrescente mais paradas para dormir à noite se necessário.

viagem de carro segura
Viagem de carro segura

6 – Faça alongamentos

Tanto o motorista como os passageiros irão passar um bom tempo sentados ao longo da viagem. Para evitar cãibras e tensão dos músculos, vale fazer um alongamento antes e durante as paradas.

7 – Use almofada na lombar

Outro truque para diminuir a tensão e o esforço dos músculos causadas pelo longo tempo sentado é colocar uma almofada sob a lombar no banco do carro. Dessa forma, você irá evitar incômodos na região e dor na coluna.

8 – Faça paradas na estrada

Da mesma forma que se recomenda caminhar pelo corredor em uma viagem de avião para movimentar as pernas, orienta-se aos viajantes de carro parar na estrada para se mexer. O mais aconselhado é fazer isso a cada uma hora e meia.

9 – Use roupas confortáveis

Não é possível fazer uma viagem confortável se as nossas roupas não seguirem a mesma linha de pensamento. O ideal é pensar em peças que se adequem ao clima do dia. Caso esteja calor, opte por roupas leves e soltas. Já nos dias frios, o mais aconselhável é utilizar roupas de moletom e algodão e jaquetas que protejam do vento.

10 – Atenção na escolha do carro

Caso o carro da viagem seja alugado, procure por veículos que ofereçam conforto, com espaço interno e que não sejam barulhentos. Uma boa opção é procurar pelos melhores carros suv ou sedãs, que têm uma boa performance na estrada e são espaçosos, tanto nos bancos, como no porta-malas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *