Dicas & Destinos

Taj Mahal: o que você precisa saber sobre essa maravilha do mundo moderno

Com mais de quatro séculos de existência, essa maravilha do mundo moderno é o ponto turístico mais famoso da Índia

mundo moderno

Ícone da arquitetura indiana, o Taj Mahal é um destino obrigatório para qualquer pessoa que estiver na Índia ou passar pelo país no futuro. Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, o mausoléu foi construído por volta dos anos de 1632 a 1652, sendo uma homenagem do imperador mongol Shah Jahan à sua esposa Mumtaz Mahal, que faleceu ao dar à luz o décimo quarto filho do casal. Ambos tiveram seus restos mortais guardados neste imponente monumento, que até hoje abriga a sua cripta.

Mais de 400 anos depois, o Taj Mahal se tornou um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, e as pessoas podem visitar o mausoléu livremente, incluindo a cripta (mas não é permitido tirar fotos desse espaço). O monumento conta com três edifícios, sendo o do meio o principal e maior deles, enquanto os demais funcionam como uma mesquita. Ao longo dos seus 17 mil m² de extensão, também é possível contemplar belíssimos jardins, que foram construídos para remeter ao paraíso.

Toda a estrutura foi construída com materiais caros e valiosos, muitos deles trazidos da China. O principal deles é o mármore branco, que foi todo incrustado com 28 tipos diferentes de pedras preciosas. Na época, o valor estimado do mausoléu ficava em torno de 32 milhões de rúpias indianas, mas hoje já ultrapassou a marca de 70 bilhões de rúpias (aproximadamente, 916 milhões de dólares). Foram necessárias mais de 22 mil pessoas para construir os edifícios e mais de mil elefantes para transportar todos os materiais utilizados.

O governo indiano cobra entrada de 14 dólares para turistas e um adicional de 2,50 para quem desejar entrar no interior do mausoléu. O Taj Mahal está situado na cidade de Agra, que fica a uma distância considerável dos principais polos urbanos do país, como Nova Deli. Os visitantes podem se organizar para chegar lá de ônibus, táxi, carro alugado ou trem, porém as pessoas costumam evitar trajetos com automóveis, devido ao trânsito carregado da região. A opção mais utilizada costuma ser os trens, que levam em média duas horas para chegar em Agra.

Quem estiver planejando uma viagem para a Índia no futuro não pode deixar de organizar essa visita, mas não se esqueça de levar alguns itens importantes. No caso de quem tem filhos, um purificador de ar infantil é altamente recomendado, devido ao ar carregado do país, consequente da poluição que vem da China. Contar com esse tipo de acessório certamente deixará sua estadia no país mais agradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *