Dicas & Destinos

China reabre fronteiras: saiba o que visitar em Xangai

Com 25 milhões de habitantes, Xangai é a maior cidade da China e atrai muitos turistas, devido a sua arquitetura moderna e suas tradições milenares

o que visitar em Xangai
O que visitar em Xangai

A China recentemente decidiu reabrir suas fronteiras para turistas e retomar a emissão de vistos para o país. A China foi um dos últimos países a tomar essa decisão, após o surto global de Covid-19 que afetou o mundo nos últimos anos. Com uma população de cerca de 25 milhões de pessoas, Xangai é um dos principais destinos turísticos do país e é conhecida como a “Nova York chinesa”, graças aos seus arranha-céus impressionantes que se erguem nas margens do Rio Huangpu e atraem a atenção de visitantes do mundo inteiro.

Embora seja conhecida por seu centro financeiro futurista, Xangai é uma cidade que valoriza suas tradições. Fundada há cerca de 8.000 anos, a cidade ainda abriga exemplos de arquitetura colonial e edifícios tradicionais do país, repletos de história. Após o período de lockdown, Xangai está se recuperando rapidamente e está totalmente aberta para receber visitantes de todo o mundo.

A cidade ainda possui uma grande quantidade de hotéis, desde os mais simples até os mais luxuosos, além de restaurantes badalados e uma vida noturna agitada. Veja o que visitar em Xangai, com algumas das principais atrações e pontos turísticos que a cidade tem a oferecer:

Os arranha-céus

Xangai é conhecida por seus impressionantes arranha-céus, que incluem alguns dos prédios mais altos do mundo. Um exemplo é a torre da TV Oriental Pearl, com seus 468 metros de altura e 14 andares. O local é aberto para visitação e atrai cerca de 3 milhões de turistas todos os anos.

Outro edifício imponente é o Shanghai Tower, com 632 metros de altura e 128 andares. Esse arranha-céu é o mais alto da China e o segundo mais alto do mundo, perdendo apenas para o Burj Khalifa, em Dubai.

O Shanghai World Financial Center também é um dos prédios mais altos da cidade, com 492 metros de altura e 101 andares. Inaugurado em 2008, o edifício é apelidado de “abridor”, por causa de seu formato que se assemelha a um abridor de garrafas.

Jardins, museus e templos históricos

A China é um país com uma cultura rica e muitas tradições milenares, e explorar esses aspectos é uma das melhores experiências em Xangai. O Jardim YuYuan, uma propriedade da Dinastia Ming, datada de 1559, é um dos lugares mais procurados na cidade. O local possui lagos, jardins ornamentais e casas vermelhas com telhados pontiagudos, que são um símbolo tradicional da China.

o que visitar em Xangai
O que visitar em Xangai

O Cheng Huang Miao e o Templo de Longhua são dois templos que ainda restam da antiga Xangai. Construídos no final do século X, eles são pontos turísticos muito conhecidos para aqueles que apreciam a história do país.

O Museu de Xangai é outro destino imperdível para quem deseja conhecer mais sobre a cultura e as tradições chinesas. Com uma coleção de mais de 120 mil peças, ele é considerado o primeiro museu moderno da China. O local possui 11 galerias e 3 salas de exposição, incluindo uma dedicada exclusivamente à história da caligrafia chinesa.

Restaurantes e cafés

Um dos lugares mais procurados em Xangai quando o assunto é alimentação é Tianzifang. O local é um antigo bairro residencial, que se tornou um labirinto cultural, onde restaurantes, cafés, lojas de souvenirs e galerias de arte estão espalhados por todos os lados. O local possui uma gastronomia com restaurantes que vão do tradicional ao mais moderno.

Outra opção é o Xintiandi, um bairro mais moderno que possui bares, cafés e restaurantes que ficam abertos dia e noite e estão sempre cheios de pessoas. 

É muito importante se atentar a época do ano em que a viagem irá ocorrer. A China possui temperaturas que variam de -12ºC no inverno até 36ºC no verão. Para viagens no inverno, casacos, meias, luvas, toucas e cachecóis são indispensáveis. Já no verão, roupas mais leves podem ser a melhor escolha.

Também é importante entender que a cultura chinesa é mais formal, e em algumas ocasiões pode ser necessário se vestir bem. Portanto, sapatos, calça social masculina e feminina e algumas camisas são indispensáveis para uma viagem ao país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *