Dicas & Destinos

5 erros comuns ao viajar com crianças (e como evitá-los)

Viajar é uma das atividades mais prazerosas que existem. Seja por curtos ou longos períodos de tempo, existe algo mágico em sair da rotina e conhecer um lugar completamente novo. A experiência se torna ainda mais recompensadora se compartilhada com quem amamos.

viajar com crianças
5 erros comuns ao viajar com crianças

Naturalmente, existem diferentes tipos de viagens. Dentre elas, algumas das mais desafiadoras (e, ao mesmo tempo, recompensadoras) são as viagens com toda a família. Os desafios e recompensas são ainda mais notáveis quando os passeios incluem as crianças. 

Pensando nas peculiaridades de viajar com crianças, nesse texto nós elaboramos uma lista com os principais erros cometidos pelos adultos. Ao mesmo tempo em que apontamos os tropeços, também aproveitamos para dar dicas de como eles podem ser evitados!

1 – Não conversar sobre regras de segurança antes da viagem

A segurança é uma parte importante de diversos âmbitos da nossa vida, mas é especialmente relevante quando falamos sobre viagens com crianças, pois, ao contrário dos adultos, os pequenos não têm o discernimento adequado para se preocuparem com a própria segurança.

Para ter uma viagem tranquila, é muito importante conversar sobre regras do passeio, a fim de preparar as crianças. Estabeleça regras e explique sobre a importância de cumpri-las. O uso de pulseiras com identificação pode ser uma maneira de reforçar a segurança.

2 – Escolher roteiros que não contemplem as crianças

Uma viagem com a família deve levar em conta não somente os interesses dos adultos, mas também atividades nas quais os pequenos possam ser incluídos. O site acarteira.pt, inclusive, sugere que o planejamento de viagens com crianças seja feito em épocas de férias escolares.

Ignorar os interesses das crianças não somente causa momentos de estresse e inquietação, mas também resulta em uma experiência negativa para todos os envolvidos. Por conta disso, é essencial pensar em destinos nos quais a presença dos pequenos seja considerada.

3 – Planejar muitas atividades

Ao planejar o roteiro de uma viagem, pode ser tentador incluir o máximo de atividades possíveis. O tempo livre da maioria das pessoas costuma ser escasso, de modo que o mais correto é tentar fazer muitas coisas nesse curto período de tempo, certo? Na verdade, não!

Mesmo em uma viagem exclusivamente com adultos, existe valor em reservar um tempo para o ócio. “Fazer nada” é uma atividade válida, especialmente em viagens com crianças. Eles cansam ou se entediam com facilidade, de modo que o ideal é programar poucas atividades.

4 – Esquecer-se da saúde

Segundo a Lei de Murphy, “qualquer coisa que possa dar errado, dará errado, e no pior momento possível”. Embora planejar um passeio com essa lógica pessimista em mente não seja recomendado, é de extrema importância estar preparado para imprevistos de saúde.

Os medicamentos regulares das crianças não podem ser esquecidos, é claro, mas é muito indicado incluir também alguns fármacos comuns para sintomas como náuseas e dor de cabeça. Estar preparado para esse tipo de imprevisto ajuda no aproveitamento da viagem.

5 – Esperar que tudo aconteça de acordo com o planejamento

Quando estamos planejando uma viagem, é comum que tenhamos uma imagem do roteiro perfeito, onde conseguimos realizar todas as atividades que gostaríamos sem nenhuma chateação. Na prática, as coisas são bem diferentes, especialmente com as crianças.

O que poucos consideram é o fato de que isso não precisa ser uma coisa negativa! Algumas das melhores memórias e experiências são encontradas em coisas que não eram planejadas. Ao viajar com crianças, esteja preparado para ser surpreendido e improvisar.

É muito importante que adultos nunca se esqueçam de que, acima de tudo, o objetivo de uma viagem em família é o compartilhamento de momentos felizes. Com um bom planejamento e uma dose de espontaneidade, é possível priorizar a segurança e fazer memórias felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *