Dicas & Destinos

Conheça Machu Picchu, primeiro destino carbono zero, e saiba como aproveitar o turismo verde

Série de compromissos com o meio ambiente tornou cidade perdida dos incas a primeira a receber a certificação, inspirando outros destinos famosos

Machu Picchu, primeiro destino carbono zero
Machu Picchu, primeiro destino carbono zero

Machu Picchu é um destino que tem vários atrativos. Além de sua importância histórica e belezas naturais, o ponto turístico faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é um Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade e ganhou o título de primeiro destino turístico carbono neutro em todo o planeta.

Para se tornar um destino carbono zero, foi necessário um trabalho que contou com uma parceria dos setores público e privado da sociedade civil. Porém, apesar de ter sido uma caminhada longa, isso trouxe bons frutos, pois já posicionou o Santuário Histórico na vanguarda da sustentabilidade, promovendo um turismo que combate as mudanças climáticas.

De acordo com o Green Initiative, empresa certificadora, aproximadamente 5% das emissões de CO2 no Peru estão relacionadas com o turismo, que é um das principais atividades econômicas na região. Por isso, para conquistar uma economia mais sustentável, é essencial pensar em alternativas verdes para o setor.

Desde 2016, o governo peruano vinha trabalhando na descarbonização de Machu Picchu, motivada por uma crise no gerenciamento de resíduos. Na época, a UNESCO considerou incluir a cidade inca em uma Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. Essa foi uma chamada para que as autoridades do país buscassem ações relevantes, chegando até essa certificação inédita.

Outros destinos ecológicos no mundo

Mais recentemente, Bonito, cidade no Mato Grosso do Sul, também pôde se orgulhar de entrar para essa seleta lista de destinos carbono zero. De acordo com a Green Initiative, a cidade sul-mato-grossense conseguiu se destacar entre muitos outros destinos turísticos por neutralizar as emissões de carbono.

Já na Europa, o destaque é Oslo, a capital da Noruega. Essa cidade é um dos maiores exemplos de sustentabilidade em todo o Velho Continente, servindo de inspiração para muitos outros lugares.

Como alcançar o título de carbono zero

Diversos fatores são levados em consideração para a emissão do certificado de carbono zero, de acordo com a Green Initiative. Uma das principais formas de conseguir isso é eliminar ou reduzir significativamente o desmatamento e a emissão de carbono, através da queima de combustíveis fósseis.

No Brasil já existem movimentos que defendem a substituição dos combustíveis fósseis por energias renováveis. A nova taxa de energia solar, que incide na conta de imóveis que são alimentados por painéis fotovoltaicos, é uma forma de arrecadar mais dinheiro para melhorar a infraestrutura da energia brasileira, especialmente em fontes renováveis.

Também é muito importante que os governos dos países busquem por políticas públicas que tornem as iniciativas verdes algo ainda mais forte em todo o seu território, podendo melhorar não apenas o setor de turismo, mas toda a economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *