Dicas & Destinos

3 cânions brasileiros para quem curte explorar

O Brasil conta com alguns dos cânions mais famosos da América do Sul, destinos imperdíveis para os aventureiros

3 cânions brasileiros para quem curte explorar
3 cânions brasileiros para quem curte explorar

Cânions são paisagens naturais deslumbrantes, formadas por processos erosivos decorrentes da ação dos ventos e das águas, que vão modificando o formato das rochas com o passar do tempo. O resultado são destinos imperdíveis para quem gosta de explorar a natureza, e, no Brasil, o que não falta são passeios do gênero! Se tratando de cânions, existem opções em diversas regiões do país, incluindo até mesmo o considerado “Grand Canyon da América do Sul”.

Confira alguns dos cânions brasileiros mais famosos que não podem faltar no seu roteiro de viagens:

Cânion do Xingó (SE)

Localizado no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe, a fama do Cânion do Xingó vai além do Brasil e atrai turistas do mundo inteiro. São 65 quilômetros de extensão de rochas gigantescas que servem de casa para uma parte do Rio São Francisco, sendo formado após a construção da hidrelétrica de Xingó, na divisa com o estado de Alagoas.

Esse cânion é palco de águas cristalinas e esverdeadas, permitindo que os turistas passeiem de barco e até nadem em áreas específicas. Os passeios precisam ser realizados através dos hotéis locais, custando em média R$ 100 por pessoa, com duração de três horas. 

Cânion Itaimbézinho (SC e RS)

O Cânion Itaimbézinho é o maior cânion do continente, ficando na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no famoso Parque Nacional dos Aparados da Serra. Com extensão de seis quilômetros, sua imponência também é palco das cachoeiras Andorinhas e Véu da Noiva, provenientes do Rio Perdizes.

O destaque do Itaimbézinho fica nas trilhas, dispondo de três opções gratuitas para os aventureiros: a menor é a Trilha do Vértice, com 1,4 km de ida e volta; depois, temos a Trilha do Cotovelo, com 6,3 km de extensão; e, por fim, a maior delas, a Trilha do Rio do Boi, com 14 km ao todo (o que daria em média seis horas de caminhada).

Cânion do Rio Espalhado (BA)

O Cânion do Rio Espalhado fica na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, e é famoso entre os turistas por três motivos. Tudo já começa na entrada, onde suas rochas possuem camadas que dão uma aparência bem diferenciada a este cânion; os outros dois motivos estão lá dentro, pois é possível nadar nas diversas piscinas naturais do Rio Espalhado (também chamado de Rio Manso) e ainda contemplar a cachoeira Buracão, uma das mais famosas da região.

Para quem deseja conhecer algum desses destinos no futuro, vale a pena pesquisar por um carro por assinatura mais barato para facilitar a locomoção até os lugares onde estão localizados os cânions, garantindo o máximo conforto na viagem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *