O evento tradicional da cidade argentina conta com uma barra de chocolate de mais de 200 metros de comprimento
Bariloche, na Argentina, já se prepara para receber os turistas durante a Páscoa, ocasião em que se comemora a Festa Nacional do Chocolate na cidade. O evento conta com atrações para desfrutar entre famílias e amigos no mês de abril, entre os dias 6 e 9. O destaque da festividade é a produção da maior barra de chocolate já vista no mundo, com mais de 200 metros de comprimento. O doce é distribuído gratuitamente ao público, na rua Mitre.
A Festa do Chocolate conta com concursos, jogos e estações de chocolate. As crianças podem até virar artistas, aprendendo a confeccionar ovos decorados, e visitar a Casa do Coelho, no Centro Cívico, que fica decorada e cheia de doces.
Durante a festividade, Bariloche ganha uma decoração especial de Páscoa, com ovos de Páscoa grandes espalhados pela área urbana. O Centro Cívico e, em especial a rua Mitre, que reúne a maior parte das chocolaterias, oferece várias surpresas e degustações aos visitantes. A cidade, que é reconhecida como a capital nacional do chocolate, também reúne apresentações artísticas de diversos grupos.
Na quinta-feira (6), às 16h, será inaugurada a Caminhada do Chocolate, que também poderá ser realizada na sexta e no sábado, até às 20h. Já na sexta-feira (7), às 18h, será preparada a tradicional barra de chocolate. A cada ano, a meta é superar a produzida na edição anterior. Neste ano, os mestres chocolateiros de renomadas chocolaterias, pretender construir o doce com 215 metros de comprimento e duas toneladas, para ser distribuído ao público.
No sábado (8), no La Baita, acontece o Festival Musical do Chocolate, com a apresentação de dois espetáculos infantis, o Las Magdalenas e o Los Mellis in Concert. Os teatros são gratuitos, mas necessita de inscrição prévia no site do Festival do Chocolate. Já no domingo (9), a partir das 17h, haverá chocolate quente para todos os presentes no Paseo del Chocolate. A atividade marca o encerramento da festa. A expectativa é que cerca de 12 mil ovos de Páscoa sejam distribuídos ao longo dos dias.
Atualmente, a cidade argentina conta com mais de 25 chocolaterias, quase todas localizadas no centro da cidade, o que faz a rua Mitre ser considerada o ponto do chocolate. A produção anual chega a cerca de 1,2 mil toneladas do doce.
De acordo com o secretário de Turismo de Bariloche, Gaston Burlon, a festa é importante para o Turismo da cidade, já que atrai turistas tanto da Argentina, quanto de fora. “Como Bariloche é famosa pela produção de chocolates, os visitantes aproveitam para degustar o doce, mas também para realizar passeios na natureza e conhecer os pontos turísticos da região, como o Circuito Chico, o Cerro Campanario, o Punto Panoramico e o Lago Nahuel Huapi, alguns dos mais requisitados no verão”, destaca Burlon.
Durante o verão, Bariloche recebeu mais de 300 mil visitantes, mantendo uma taxa de 85% de ocupação nos hotéis. No outono, o Brasil conta com conectividade aérea direta para Bariloche, com um voo semanal saindo do aeroporto de Guarulhos (São Paulo), nas quintas-feiras.
A Festa do Chocolate é organizada pela Câmara de Chocolateiros da cidade, a Emprotur — entidade de promoção do turismo de Bariloche -, o Município de Bariloche e a província de Rio Negro.
- Dezembro Laranja e a prevenção ao câncer de pele
- Conheça o Peru: destinos para apreciar a história, vida natural e cultura da região
- Orquestra Light da Rocinha: ação social em forma de música
- Quais as melhores dicas de viagem para um ano sabático?
- Curiosidades e história da Catedral de Notre Dame
- Festival de Verão Salvador 2025: diversidade musical e homenagens