Dicas & Destinos

O que ver no Catar

O Catar soube preservar ao longo do tempo o seu passado marítimo que contrasta com as grandes extensões desérticas tão características da região

Catar

Atualmente, uma das coisas que mais se ouve falar, por todo canto, é Copa do Mundo, que neste ano será no Catar (Qatar), um país com muitas peculiaridades e controvérsias. Pensando nisso, reunimos algumas informações básicas e curiosidades pra compartilhar aqui com você. Vambora dar uma viajada juntinhos?

Arranha-céus, souks, fortes defensivos, luxo e tradição esperam por você no Catar. O país tem uma população de cerca de dois milhões de habitantes, que se concentram principalmente na zona oriental da península, onde fica Doha, a capital do país. Essa terra soube preservar ao longo do tempo o seu passado marítimo que contrasta com as grandes extensões desérticas tão características da região. A Corniche de Doha, a Pérola do Qatar, o forte Al Zubara… Se você planeja viajar para essa pequena península localizada no oeste da Ásia, confira essa dica que o pessoal da Civitatis separou.

A Corniche de Doha, um dos imprescindíveis que ver no Catar

Não há nada melhor do que começar uma viagem por sua capital. Doha é o centro econômico do país, o lugar onde se concentra 80% da população do Catar e o maior número de atrações turísticas. Um dos encantos de Doha é A Corniche, um calçadão que conta com uma das vistas mais espetaculares da cidade.

Essa zona é composta por três partes que são o passeio marítimo, a rua Corniche e a zona governamental. Ao longo de seus mais de cinco quilômetros você pode apreciar o skyline de Doha, sem dúvida a imagem mais icônica da cidade e um dos lugares que ver no Catar. 

Souq Waqif, o souk tradicional de Doha

Continuamos a lista dos melhores lugares para ver no Catar em um dos souks mais importantes da capital, o Souq Waqif. Esse lugar esbanja tradição e é onde a população local se reúne para comprar produtos típicos do Oriente Médio.

Lá, você pode comprar souvenirs da sua viagem como especiarias, tâmaras, tecidos, perfumes e até móveis. Além disso, após sua reforma, o Souq Waqif conta com galerias de arte, um teatro e uma grande variedade de restaurantes e casas de chá para experimentar as delícias da gastronomia do Catar. Se você quer conhecer essa área da capital de uma forma mais confortável, que tal um passeio de ônibus turístico?

Museu de Arte Islâmica, um dos edifícios mais impressionantes para ver no Catar

Nossa próxima parada é no Museu de Arte Islâmica de Doha, inaugurado em 2008. Esse espaço é dedicado à arte islâmica do século VII ao XIX e abriga desde manuscritos a tecidos. Você sabia que algumas de suas peças têm mais de mil anos?

O museu está localizado em uma extremidade do passeio marítimo de Doha, logo no início de La Corniche e em uma ilha artificial que se projeta 60 metros dentro do mar. Para desenhar sua forma tão peculiar e reconhecível, foi contratado o arquiteto Ieoh Ming Pei, que também projetou a pirâmide do Museu do Louvre, em Paris. Além disso, para esse projeto ele se inspirou na mesquita Ahmad Ibn Tulun no Cairo, considerada uma das obras mais características do Islã.

A Pérola do Catar, o arquipélago artificial mais famoso do país

Você consegue imaginar um arquipélago artificial com quase quatro milhões de metros quadrados? Existe! E é outro dos lugares essenciais para ver no Catar. A Pérola do Catar é uma área que, desde a sua criação, foi colocada à disposição para compradores do Catar e estrangeiros para que pudessem construir ou comprar qualquer um dos seus edifícios.

As áreas que compõem o arquipélago contam com marinas e portos para barcos de recreio, grandes edifícios e casas com piscinas. Resumindo, é uma das ilhas artificiais mais luxuosas do mundo. 

Catar

Forte Al Zubara em Madinat Ash Shamal

Bem-vindo a Madinat Ash Shamal! Uma das maiores cidades do Catar, conhecida por ter uma das principais atrações do país, o Forte Al Zubara. Você sabia que, desde a sua construção, serviu para proteger os pescadores e moradores da cidade? Além disso, está localizado em uma área muito tranquila em pleno coração do deserto, um lugar perfeito para relaxar!

A história dessa cidade remonta ao século XVIII, quando um grupo de comerciantes kuwaitianos formou um núcleo populacional que foi destruído em 1811. Em 1900 seria completamente abandonado, sendo enterrado sob a areia do deserto. 

Deserto do Catar

Você não pode dizer que esteve no Catar sem fazer uma visita ao deserto. Esse país é composto quase inteiramente de deserto cheio de dunas douradas.

A melhor forma de conhecer o deserto é fazendo uma excursão que lhe permita desfrutar da paisagem única dessa zona do Catar. Não perca a oportunidade de participar deste Desert Safari em Doha! 

Katara Cultural Village

Arte, cultura e muita tradição. O país se destaca pela grande promoção que realiza em seus diversos espaços expositivos e museus. Por isso, se criou o Katara Village, o maior projeto cultural do Catar.

Essa pequena vila representa a união perfeita entre tradição e modernidade. Suas ruas abrigam galerias de arte, cinemas, um anfiteatro ao ar livre e diversas instalações onde são realizados eventos relacionados com o cinema. 

Aspire Tower

Nossa próxima parada é a Aspire Tower, um arranha-céu localizado no complexo esportivo da cidade de Doha. Você sabia que ele foi construído como símbolo da celebração dos Jogos Asiáticos?

No topo desse edifício de 300 metros, ardia uma chama de 10 metros de altura, que mais tarde foi substituída por um projetor a laser. Na verdade, se você olhar com atenção, o próprio edifício se assemelha a uma tocha! 

O shopping Villaggio, inspirado nas ruas de Veneza

Outra atração para ver no Catar são seus grandes centros comerciais, onde luxo e opulência são os principais fatores que atraem milhares de visitantes. Se tivermos que escolher um entre todos, a nossa opção é o Villaggio, inspirado em Veneza. Quem diria que você poderia fazer um passeio de gôndola no Catar?

Os amantes de compras terão dificuldade em não se perder em suas ruas. Além disso, o teto das áreas comuns e corredores do Villaggio são decorados com um céu pintado. Você não acha que é um dos centros comerciais mais originais que você já viu?

Catar

Museu Nacional do Catar

E finalizando a lista de lugares para visitar no Catar, o Museu Nacional do Catar também é conhecido como a rosa do deserto. Sem dúvida, esse é o espaço perfeito para descobrir a história do país, desde os tempos pré-históricos até a era moderna.

Composto por 539 discos de concreto interligados, o museu possui 11 galerias distribuídas por 52 mil metros quadrados, formando um percurso total de 1,5 km. Algo muito curioso é que em suas paredes curvas e inclinadas são exibidas projeções multimídia, já que não podem ser ocupadas por nenhum objeto físico. Um essencial em sua rota por Doha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *