Parecerá ousado afirmá-lo, mas acreditamos que nenhum esporte desperta tantas paixões como o futebol. É exatamente essa paixão que fez com que os estádios de futebol se tornassem verdadeiras atrações turísticas capazes de atrair milhões de visitantes de todo o mundo. A Civitatis preparou uma lista de 10 estádios de futebol que qualquer fã do esporte deve visitar pelo menos uma vez na vida. Vem conferir!
Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro)
O Estádio do Maracanã é um dos mais famosos do mundo graças a um episódio que, apesar de ter ocorrido num estádio brasileiro, atormenta o Brasil desde 1950: o “Maracanaço”. Na Copa desse ano, a seleção brasileira foi surpreendida na final por um Uruguai aguerrido, que venceu por dois gols a um e assim conquistou a sua segunda Taça do Mundo.
O Maracanã foi durante muitos anos o maior estádio do mundo (ainda é o maior do Brasil) e emana uma mística que o torna imprescindível para qualquer amante do esporte rei que pense viajar ao Rio de Janeiro.
Old Trafford (Manchester)
Outro estádio que dispensa apresentações para os fãs de futebol é o Old Trafford. O Teatro dos Sonhos. A casa do Manchester United é o segundo maior local esportivo do Reino Unido e um dos mais tradicionais do Velho Continente, já que foi a casa dos Red Devils durante mais de um século.
La Bombonera (Buenos Aires)
Dizem que o Estádio Alberto J. Armando, mais conhecido como La Bombonera, tem pulsação própria durante os jogos do Boca Juniors. As quase 60.000 pessoas que enchem esse estádio de Buenos Aires abanam seus alicerces ao ritmo dos cânticos de seus fãs, La 12, gerando uma atmosfera única no mundo desse esporte. Não foi em vão que Diego Armando Maradona o definiu como “o templo do futebol”.
Santiago Bernabéu (Madrid)
Segundo Juanito, “noventa minuti en el Bernabéu son molto longos”. Essa frase, dita depois de o Real Madrid perder um jogo em Milão frente ao Inter, se tornou um emblema do Real Madrid e um símbolo do seu estádio, o Santiago Bernabéu, uma das atrações turísticas mais populares de Madrid.
Milhares de pessoas desfrutam do Tour Bernabéu ano após ano, e se esperam muitas mais visitas depois da reforma faraônica que a casa da equipe merengue está atualmente realizando.
San Siro (Milão)
O San Siro é a casa do AC Milan. E o Giuseppe Meazza, a do Inter de Milão. Mas, na verdade, esses dois estádios são o mesmo. As tifosi de um e de outro time simplesmente decidiram chamá-lo de maneira diferente para se diferenciarem dentro da sua rivalidade. Para os turistas, é indiferente: terão diante de si o maior estádio de toda a Itália, com capacidade para mais de 80.000 espectadores, e um dos recintos esportivos mais emblemáticos de toda a Europa. A sua arquitetura exterior e as suas bancadas coloridas são inconfundíveis para qualquer amante de futebol.
Camp Nou (Barcelona)
O Camp Nou de Barcelona não é apenas um dos maiores estádios do mundo; é também o de maior capacidade em toda a Europa: 99.350 espectadores. A sede do FC Barcelona é um verdadeiro ícone do esporte. Além de receber os jogos do Barça e finais da Champions League, como a de 1999, também recebeu a final dos Jogos Olímpicos de 1992, na qual a Espanha saiu vencedora com a medalha de ouro.
Anfield Road (Liverpool)
Anfield está tão intimamente ligado ao Liverpool como You’ll never walk alone ou à cor vermelha, embora curiosamente as origens deste estádio estejam relacionadas à outra equipe da cidade do Mersey: o Everton. Os Toffees usaram o Anfield como sua casa até 1982 desde sua construção em 1884.
A partir de então, a história do Anfield e de Liverpool têm sido uma só. Qualquer fã de futebol que planeje uma viagem à cidade dos Beatles tem de incluir como atividade obrigatória o tour do Estádio Anfield para fazer uma selfie no seu mítico túnel e conhecer os troféus de um dos times mais premiados de Inglaterra.
Estádio Azteca (Cidade do México)
A Mão de Deus é provavelmente o gol mais famoso da história do futebol. Esse aconteceu no Estádio Azteca, assim como aquele que é considerado o melhor gol do mundo, ambos com o selo de Maradona. Além destss exibições na Copa do Mundo mais popular da história, o Estádio Azteca consolidou-se como um verdadeiro ícone do futebol mexicano, tanto pelo seu tamanho (quase 90.000 espetadores) como por ter sido sede de jogos da seleção mexicana e de equipes como o Cruz Azul ou o América.
Wembley Stadium (Londres)
“Eu pagaria para jogar no Wembley”. Isso disse Éric Cantoná, um dos melhores jogadores de futebol da história (controvérsias à parte). E isso resume perfeitamente o que Wembley significa para o esporte rei. Esse recinto vive a história do futebol, pois já foi palco de várias finais da FA Cup, Champions League e até da Eurocopa, além de ser a casa da seleção inglesa.
Estádio Wanda Metropolitano (Madrid)
Nenhuma torcida europeia se compara à do Atlético de Madrid, que se congrega religiosamente para ver jogar seu time no Estádio Wanda Metropolitano. Ainda se lembram com nostalgia da sua casa anterior, nas margens do rio Manzanares em Madrid, mas desde 2017 que a torcida se encarrega de impregnar as paredes desse moderno recinto esportivo com sua paixão e mística. O Wanda Metropolitano (que em breve terá outro nome devido à mudança de patrocínio), juntamente com o museu Territorio Atleti, se tornou uma das principais atrações turísticas da capital espanhola para os amantes da bola.
- Pelas estradas do Nordeste: roteiros para viajar de carro pela região
- Sustentabilidade e acessibilidade no Rock in Rio: reflexões e melhorias
- Rock in Rio 2024: momentos especiais, frustrações e desafios do festival
- A confluência entre viagens e apostas esportivas: uma nova modalidade de turismo
- Rock in Rio 2024: acessibilidade e inclusão na Cidade do Rock
- Os brindes imperdíveis do Rock in Rio 2024