Dicas & Destinos

Destinos para entusiastas da cultura Viking

A cultura viking, originária da Escandinávia, está cada vez mais presente no nosso dia a dia por meio de representações em filmes, séries, games e outras manifestações do setor do entretenimento. Neste artigo apresentamos alguns dos destinos mais essenciais para experienciar e compreender elementos culturais deste antigo povo.

Cultura Viking

Os vikings eram um povo nórdico, originário da Escandinávia, o qual ficou popularmente conhecido pelo seu espírito explorador e guerreiro. Apesar de não se saber em específico o que levou esta cultura a se tornar tão popular, é certo que sua influência se espalhou por diversos meios.

A série Vikings: Valhalla e o longa-metragem The Northman, ambos com lançamento este ano, oferecem uma forte perspectiva dos tempos, influência e costumes do antigo povo. Estes exemplos retratam a popularização da cultura no setor do entretenimento, que conta também com uma vasta oferta de jogos de navegador, como o tão esperado God of War: Ragnarök, previsto para novembro. O game é composto por nove reinos, permitindo que os jogadores se aventurem e explorem paisagens míticas deslumbrantes e enfrentem inimigos, tais como monstros e deuses nórdicos.

Viking World, Islândia

A exposição Viking World, ou Mundo Viking, está localizada em Keflavik, na Islândia. É um museu pequeno, mas o qual vale muito a pena visitar. A Viking World abriga uma réplica exata do mundialmente famoso navio viking Gokstad – o navio original foi escavado na Noruega nos anos 1800.

A embarcação é um feito notável e foi terminada em 1996. Existe também uma exposição adicional, chamada Vikings: A Saga do Atlântico Norte, que foi encomendada pelo Instituto Smithsonian. Essa mostra explora a história da relação entre a Islândia e os vikings. É possível também visitar a montanha dos vikings no país nórdico.

Avaldsnes, Noruega

A fazenda viking, localizada em Avaldsnes, é uma paisagem de sonho para quem ama a cultura nórdica – nela você poderá experimentar a vida da mesma maneira que o antigo povo viveu. A área foi criada como um programa arqueológico experimental para os pesquisadores entenderem a relação dos vikings com a caça, armamentos, técnicas de culinária e muito mais.

A casa longa viking, situada no local, é uma recriação da verdadeira casa longa descoberta em Rogaland. Existe também um centro de história de Norweigan próximo, com uma exposição viking fascinante, a qual dá a conhecer a mitologia norueguesa e destaca as crenças ancestrais juntamente com os detalhes da antiga linhagem viking.

cultura Viking

Ilhas Faroé

As Ilhas Faroé são conhecidas pelas suas vistas panorâmicas e por sua abundante história – ali existem fazendas viking originais datadas de mais de 1.000 anos. Não surpreende que este local, composto por 18 arquipélagos situados entre a Islândia e a Noruega, seja tão estimado para os entusiastas da cultura nórdica.

Dada a própria história da Noruega e da Islândia, é bastante provável que os vikings teriam passado de ida e volta por estas magníficas ilhas. Na região há vários locais arqueológicos, e até mesmo cemitérios vikings.

cultura Viking

Dublinia

Dublinia encontra-se na parte antiga e moderna de Dublin – uma verdadeira viagem no tempo para o mundo medieval, com um famoso museu viking onde você pode conferir artefatos reais.

É comum que haja atores vestidos de vikings para reencenar momentos da história e demonstrar a maneira correta de usar as armas do antigo povo. Fora do museu, você pode visitar uma antiga casa, explorar as várias ruas e até mesmo embarcar em um navio de guerra viking.

O legado eterno da cultura e dos elementos vikings permanece presente no mundo moderno. Agora que você conhece alguns dos lugares mais fantásticos inspirados no antigo povo, basta escolher entre as várias possibilidades e partir rumo ao norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *