Dicas & Destinos

Explorando a cultura brasileira em NYC

O Brasil é famoso por coisas como carnaval, samba e sua culinária diversificada. A cidade de Nova York não é apenas um destino importante para os visitantes brasileiros, mas também um lugar para encontrar elementos dessa cultura brasileira, graças aos muitos brasileiros que se estabeleceram por lá e trouxeram suas tradições com eles.

cultura brasileira em NYC

De acordo com Daniela Levy, historiadora e autora do livro De Recife para Manhattan, os primeiros imigrantes da cidade de Nova York (então Nova Amsterdã) do Brasil foi um grupo de judeu da cidade de Recife, fugindo da Inquisição por volta de 1655. Atualmente, estima-se que mais de 50 mil brasileiros residem na área metropolitana de Nova York. 

Preparei um guia para quem quiser explorar a cultura brasileira em todas as áreas de Nova York. 

Vá para Little Brazil (especialmente no Dia do Brasil)

Little Brazil, no centro de Manhattan na 46th Street entre a quinta e a sexta avenidas, é oficialmente conhecida como o quarteiraão brasileiro da cidade, e a placa de rua exibe o apelido ‘Little Brazil’ – uma pequena concentração de restaurantes brasileiros no quarteirão e nas ruas vizinhas de Midtown indicam que você está no lugar certo, e muitos deles hasteiam o inconfundível verde e amarelo da bandeira do Brasil.

A rua ganha vida no renomado festival Brazilian Day de Nova York, que começou em 1984. Este evento anual, realizado no domingo anterior ao Dia do Trabalho no Estados Unidos, celebra a independência do Brasil com comida, música e dança. O evento atrai mais de um milhão de visitantes de todo o mundo e se estende por mais de 20 quarteirões da cidade.

Churrascaria

316 W. 49th St., Midtown West, Manhattan

Vários estabelecimentos brasileiros na cidade fazem você se sentir transportado para o Brasil. Porém, a tradicional churrascaria brasileira Churrascaria Plataforma é um marco em Nova York há mais de 20 anos. Restaurante irmão do original no Rio de Janeiro, a Plataforma foi uma das primeiras churrascarias brasileiras da América. 

Especialidades brasileiras

17-19 W. 45th St., 8th fl., Midtown West, Manhattan

Um achado é o mini supermercado Búzios, que fica um quarteirão ao sul da Little Brazil. Parece um pequeno mercado carioca, com produtos vindos diretamente do Brasil, como açaí, pão de queijo e sabonetes especiais.

Artes marciais com música ao vivo

Aprender capoeira é uma ótima maneira de mergulhar na cultura brasileira. Muito mais que uma arte marcial, essa combinação de dança, música e esporte representa a cultura e a história dos africanos que chegaram ao Brasil como povo escravizado. 

Faça aulas em academias como Abadá Capoeira, Capoeira Luanda NYC e NYC Mindful Capoiera Center.

Confira arte brasileira no Brazilian Endowment for the Arts

240 E. 52nd St., Midtown East, Manhattan

O BEA oferece a oportunidade para artistas brasileiros locais e não residentes exporem seus trabalhos. O local também tem uma extensa biblioteca e uma galeria que apresenta exposições, filmes e performances, e ainda oferece aulas de português para estrangeiros. 

Supermercado brasileiro no Queens

32-15 36th Ave., Astoria, Queens

O supermercado Rio Bonito é um autêntico mercado brasileiro, com especialidades como farofa, batata palha, queijo minas, linguiça calabresa, pão de queijo e tapioca. Um pequeno restaurante no local serve pratos típicos brasileiros feitos na hora.

Experimente a carne grelhada em Astória

31-13 36th Ave., Astoria, Queens

O Copacabana Brazilian Grill oferece um buffet com preço por quilo. Escolha o prato feito de arroz, feijão e carne fresca na grelha – o peito de frango e a picanha são duas opções deliciosas. 

Brunch no Brooklyn, no melhor estilo brasileiro

548 Court St, Carroll Gardens e 232 N. 12th St., Williamsburg, Brooklyn

O Santo Brúklin serve uma das melhores moquecas de camarão de Nova York e um menu de brunch imperdível com destaque para o pão de queijo com ovos Benedict. Opções veganas também estão disponíveis. 

Peça uma caipirinha no Beco

45 Richardson St., Williamsburg, Brooklyn

Com ambiente descontraído e mesas ao ar livre, o restaurante Beco lembra os bares da rua de São Paulo e do Rio de Janeiro. É um lugar ideal para passar horas com amigos e familiares enquanto saboreia a tradicional culinária brasileira e deliciosas caipirinhas, em especial a de maracujá.

Coma, beba e dance no Miss Favela

57 S. 5th St., Williamsburg, Brooklyn

O Miss Favela foi um dos primeiros restaurantes brasileiro a abrir no Brooklyn. Desde 2008, tem sido um local popular para jantar e dançar. Nos fins de semana tem apresentação ao vivo de bandas de forró. 

Aulas de samba

Restauração Plaza, 1368 Fulton St., Crown Heights, Brooklyn

Para aprender a sambar com percussão ao vivo como os carnavalescos, inscreva-se em uma aula no Cumbe Dance. A dançarina brasileira Quenia Ribeiro dá aulas de samba e dança africana todas as quartas-feiras. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *