Dicas & Destinos

Vai viajar? Confira dicas para manter seu carro preparado para longos percursos

Realizar manutenção do veículo é item obrigatório antes de qualquer viagem

carro preparado
Dicas para manter o seu carro preparado para longos percursos

Viajar de carro é uma aventura. Fazer seu próprio percurso sem depender de transporte público ou de outras pessoas é libertador. Mas, para que a experiência seja totalmente positiva, é preciso se atentar para alguns detalhes. Se estivermos falando de uma viagem longa, então a atenção deve ser redobrada. Afinal, ninguém merece ter as férias interrompidas por causa de uma falha que poderia ter sido evitada.

Assim como calcular a rota, reservar um quarto de hotel e fazer um checklist dos itens que precisa levar na mala, realizar a manutenção do veículo é uma obrigação. Pneus, estepe, freios, filtro e óleo precisam passar por uma revisão para evitar risco de acidente. Pensando nisso, veja as dicas que preparamos para manter o seu carro preparado para longos percursos.

1. Pneus e estepe

Inspecione todos os quatro pneus e, se você tiver um, o estepe também. Procure cortes, ranhuras ou qualquer anomalia nas paredes laterais. Se estiverem muito gastos, talvez seja melhor trocá-los por outros de boa qualidade. Além disso, não se esqueça de calibrar todos os cinco pneus. 

2. Freios

Se você ouvir um rangido ou sentir uma vibração ao pisar no freio, leve seu veículo até uma oficina mecânica para uma inspeção. Somente um profissional poderá verificar se há vazamentos de fluido no sistema de freio e nas pastilhas, sapatas e tambores. Uma falha no freio pode causar acidentes graves. Proteja a sua vida e a vida de todos os passageiros do veículo.

3. Óleo

Passo muito importante na manutenção de um veículo, mas muitas vezes esquecido. O óleo deve ser trocado quando atinge de 5 mil a 20 mil quilômetros rodados, ou entre 6 e 12 meses, a depender do modelo do carro. Ao seguir o intervalo de troca de óleo recomendado pelo fabricante, você economiza tempo e dinheiro em custos de manutenção.

Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro com Naira Amorelli

4. Bateria

A bateria fornece a eletricidade necessária para ligar todos os componentes elétricos do carro, assim como mantém a corrente elétrica estável, garantindo que o veículo dê partida e tenha eletricidade suficiente para continuar funcionando. É muita responsabilidade para um componente tão pequeno, por isso é preciso prestar o máximo de atenção.

5. Kit de emergência

É recomendado manter um kit de emergência bem abastecido no seu carro, que pode incluir lanterna e baterias extras, engate para reboque, suprimentos de primeiros socorros, sinalizadores ou refletores de emergência, capa de chuva, kit de ferramentas básico, fita adesiva, entre outros itens.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *