Desabrigados após chuvas na Bahia passam de 30 mil; estado registra 20 mortes e 470 mil afetados
Vai chegando o verão e parece que já esperamos alguma tragédia ligada ao clima acontecer aqui pelo Brasil. Como não lembrar do que já aconteceu em Angra dos Reis em plena virada de ano? E na região serrana do Rio de Janeiro, quando cidades como Teresópolis, Friburgo e Petrópolis foram fortemente afetadas por chuvas torrenciais e deslizamentos colossais? Infelizmente esse é um fenômeno trágico que volta e meia acontece pelo Brasil. Desde o início de dezembro, o sul da Bahia e algumas cidades de Minas Gerais vem sofrendo com o volume das chuvas e as fortes consequências trazidas por elas. A situação é tão dramática que na Bahia, o total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.
Em uma nova contagem, subiu para 470 mil o número de pessoas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. Em todo o estado, já são 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e divulgados na tarde desta segunda-feira (27) pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
É com esse cenário desolador que precisamos lidar neste momento e fazer algo para ajudar. Cabe sim a nós, pessoas empáticas que somos, compreender a dor do outro e, de alguma forma, colaborar para diminuir esse sofrimento.
Saiba como ajudar moradores das cidades afetadas pelas chuvas na Bahia
Prefeituras de diversas cidades criaram campanhas de arrecadação para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas na Bahia. Entre elas estão Itabuna, Mutuípe, Jequié e Itambé. Instituições privadas e públicas também se mobilizaram para arrecadar donativos para as vítimas dos temporais no estado.
Em Itabuna, no sul do estado, as doações podem ser feitas através de transferência bancária. O valor arrecadado será destinado para famílias atingidas pelos temporais no município.
A cidade de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, também foi afetada pelas chuvas. Mais de 90 pessoas ficaram desalojadas após as casas delas ficarem alagadas, segundo informações da prefeitura do município. Por causa disso, a prefeitura criou uma campanha para arrecadar roupas, colchões, cobertores e alimentos. As doações poderão ser realizadas na escola Lídio Santos.
No município de Jequié, no sudoeste da Bahia, muitas famílias ficaram desabrigadas após as fortes chuvas. As pessoas que querem ajudar com doações de roupas, colchões, cobertores, materiais de limpeza e higiene, água mineral e alimentos não perecíveis, podem se dirigir à Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, na Rua Jerônimo Sodré, Centro, em frente ao Jequié Tênis Clube. De acordo com a prefeitura, um grupo de servidores está recebendo as doações neste local.
A Prefeitura de Itambé, cidade que fica no sudoeste da Bahia, e foi fortemente atingida pela chuva, também divulgou pontos de doações para as vítimas da enchente do rio Verruga.
A Prefeitura de Santa Cruz da Vitória pediu, nas redes sociais, doações de mantimentos, colchões e lençóis.
OAB-BA
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também tem arrecadado doações para vítimas das fortes chuvas no extremo sul do estado. Alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene e limpeza devem ser entregues na sede do órgão a partir desta segunda-feira (27).
TRE-BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) abriu nesta segunda-feira (27) a sede localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) para a arrecadação de donativos. O TRE funcionará das 9h às 17h como ponto para entrega de colchões, cobertores, itens de higiene, água potável, alimentos não perecíveis e roupas.
Interessados em contribuir podem entrar em contato com o Tribunal, por meio do e-mail apoioasvitimasdaschuvas@tre-ba.jus.br.
Boulevard Shopping Camaçari
A partir de terça-feira (28), o Boulevard Shopping Camaçari passará a contar com um posto de arrecadação de itens essenciais para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingem, com mais gravidade, as cidades do sul e extremo sul da Bahia. Em Camaçari, a iniciativa “SOS Sul e Extremo Sul da Bahia”, que conta com o apoio do Boulevard, é fruto da parceria do fotógrafo Franklin Almeida com a Defesa Civil do município, dentre outros apoiadores.
Quem quiser ajudar, basta se dirigir ao posto de arrecadação montado próximo à loja Renner, no L1. O espaço estará aberto conforme horário de funcionamento do shopping. As doações devem ser focadas em material de higiene pessoal, inclusive absorventes, e de limpeza, além de velas, cobertores, roupas, colchões e água mineral.
Pedágios
Os usuários que transitam pelo Sistema BA-093, administrado pela Concessionária Bahia Norte, podem doar alimentos não perecíveis, água e cobertores para as pessoas atingidas pelas fortes chuvas no sul da Bahia. Os donativos podem ser entregues nas praças de pedágio localizadas na BA-535 (Via Parafuso), BA-526 (CIA-Aeroporto), BA-524 (Canal de Tráfego) Via Metropolitana e BA-093, todas com funcionamento 24 horas. A mobilização faz parte da campanha S.O.S. Sul da Bahia, que integra instituições públicas e privadas.
TRT5-BA
O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) realizam a campanha de doações “Solidariedade aos Desabrigados pelas Chuvas na Bahia”. Sua doação pode ser feita:
1) em dinheiro, pelo PIX CNPJ 14.739.320/0001-72; ou
2) em mercadorias: a) garrafões de água mineral de 10L ou 20L; b) caixas de sabonetes e pacotes de papel higiênicos; e c) pacotes de feijão, arroz, farinha, acúcar e flocão de milho. Entrega de segunda a sexta-feira, das 9H às 15h, na sede do TRT5, na R. Bela Vista do Cabral, 121 – Nazaré, Salvador.
Crea-BA
A sede e inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza e água mineral.
CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia vai permanecer recebendo alimentos não-perecíveis nas estações até o dia 03/01. Os alimentos podem ser entregues nas caixas coletoras disponibilizadas nas estações Pirajá, Acesso Norte, Lapa, Brotas, Rodoviária, Mussurunga, Aeroporto e no Pátio Pirajá (sede da concessionária), em Salvador.
CEN Brasil
O Coletivo de Entidades Negras (CEN) em parceria com o Esporte Clube Bahia e a Secretaria e Promoção da Igualdade Racial da Bahia também estão arrecadando recursos. Além de doações financeiras, a sede da Sepromi, que funciona em cima do Teatro Jorge Amado, na Avenida Manoel Dias da Silva, é um ponto de entrega de donativos.
FAEB
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Instituto Agropecuária da Bahia (Iagro) ampliaram a campanha Bahia Solidária Rural, lançada no início do mês com o objetivo de doar donativo às famílias do Sul e Extremo Sul baiano. Agora, a ação pretende chegar também a outras regiões atingidas pelas fortes chuvas
Toda população pode contribuir doando roupas, cobertores, colchões, agasalhos, materiais de limpeza e de higiene pessoal ou, ainda, qualquer valor, através do Pix: 41.768.130/0001-56 (chave CNPJ), em nome do Instituto Agropecuário (Iagro). A doação bancária, segundo o presidente da Faeb, Humberto Miranda, vai permitir que pessoas de qualquer lugar do mundo possa ajudar.
Saiba onde doar para os afetados pelas chuvas na Bahia:
- Salvador: Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Comércio, CEP: 40.015-080, Tel.:(71) 3015-3100
- Feira de Santana: Av. João Durval Carneiro, 3655, Bairro São João, CEP: 44051-605 – (75) 3223-5200
- Gandu: Pq. São Serafim, s/n, Centro, CEP.: 45450-000 – (73) 3254-1222
- Itamaraju: Praça Marechal Castelo Branco, 1.615, Centro Telefone: (73) 3294-1302
- Juazeiro: Lot. Centro Ind. São Francisco, n. º 992, João Paulo II – CEP: 48.908-000 – tel.: (74) 3614-4506
- Luís Eduardo Magalhães: Rua Sergipe, 985 APM R4 – Lot. Mimoso Doeste I, CEP: 47850-000, Tel.: (77) 3628-2777
- Senhor do Bonfim: Rod. Lomanto Junior, margem da BR 407, CEP: 48900-999. – Tel.: (74) 3541-3015
Shoppings de Salvador
A partir desta terça-feira (28) todos os dez shoppings de Salvador e um de Lauro de Freitas passam a ser ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas. A ação é promovida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, cobertores e agasalhos em bom estado de conservação. As doações serão entregues ao Corpo de Bombeiros.
Confira abaixo onde entregar doações em cada shopping:
- Salvador Shopping – Loja Doe Esperança (Piso L2 – próximo à Dudalina) e Drive Thru
- Salvador Norte – Espaço Cliente (piso L2) e Drive Thru
- Shopping da Bahia – CAC (piso L2)
- Shopping Paralela – Piso G2 e L2
- Shopping Bela Vista – Drive do Bela (G0)
- Shopping Barra – Central de Relacionamento (piso L1)
- Shopping Itaigara -Térreo (próximo ao Super Bompreço)
- Shopping Paseo – Piso L2 (próximo à Saladearte)
- Shopping Center Lapa – Espaço Bahia Park (piso G1)
- Shopping Piedade – Piso L2 (próximo à portaria de acesso)
- Parque Shopping Bahia – Piso L2 (próximo à Nagem)
União dos Municípios da Bahia (UPB)
Os interessados podem doar o quanto puder através da conta em nome da UPB no Banco do Brasil, agência: 3832-6, conta corrente: 7018-1 ou chave PIX: CNPJ 14.305.759.0001-97. Toda movimentação será publicada no site da entidade, com total transparência dos depósitos e pagamentos efetuados.
Serviço
- Campanha Solidariedade Bahia
- PIX: CNPJ: 14.305.759.0001-97
- Banco do Brasil Ag.: 3832-6 CC.: 7018-1
- Favorecido: União M Bahia – UPB
- Informações: (71) 3115-5928
Sudesb
A Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) abriu, no Estádio de Pituaçu, um ponto de entrega de donativos às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caem em diferentes regiões do estado baiano. Alimentos não perecíveis, água mineral e materiais de higiene pessoal e de limpeza podem ser entregues no Portão Norte 1, do Estádio de Pituaçu, localizado na Rua dos Radioamadores, em Salvador. A arrecadação ocorre a partir desta terça-feira (28) e segue até a próxima quinta-feira (30), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Rede de Supermercados Assaí
O Assaí Atacadista está recebendo, a partir desta terça-feira (28/12), doações de alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal, que serão destinados às cidades atingidas pelas fortes chuvas que atingem a Bahia desde o início de dezembro. Os interessados e interessadas podem se dirigir a qualquer uma das 18 lojas da empresa localizadas no Estado. Veja unidades abaixo:
Endereços das unidades:
- Salvador
Rua Luiz Regis Pacheco, 2, Uruguai
Avenida Afrânio Peixoto, S/N, Paripe
Rua Genaro de Carvalho, 516, Jardim Cajazeiras
Rua Professor Plinio Garzes de Sena, 1.440, Mussurunga - Feira de Santana
Avenida Eduardo Froes da Mota, S/N
Av. Eduardo Froes da Mota, 2.500, Tomba - Juazeiro
Avenida São João, S/N, Jardim Vitória - Vitória da Conquista
Avenida Anel de Contorno, S/N – Gleba 08 - Jequié
Av. César Borges, S/N – São Judas Tadeu - Paulo Afonso
Avenida do Aeroporto, 13, Jardim Bahia - Ilhéus
Estrada Uma-Ilhéus, 222 - Camaçari
Avenida Jorge Amado, S/N, Lota 02ª - Lauro de Freitas
Avenida Santos Dumont, 2239, Portão - Guanambi
Rodovia BR 030 – 5.978, km 06 - Senhor do Bonfim
Rua Jose Otavio Carvalho, S/N, Umburana - Serrinha
Avenida Lomanto Junior Margem, BR 116, S/S - Itapetinga
Rodovia BA 263, Recanto da Colina - Barreiras
Avenida Cleriston Andrade, nº 1.987
Polícia Civil
A Polícia Civil da Bahia inicia a campanha “Coleta Itinerante” que recolherá donativos em bairros de Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana (RMS), a partir de quarta-feira (29). As pessoas poderão doar alimentos não perecíveis, água mineral, cobertores, roupas e materiais de higiene pessoal e de limpeza dirigindo-se às viaturas padronizadas com policiais uniformizados, ao ouvirem um aviso sonoro.
Os donativos serão recolhidos para o Departamento de Polícia do Interior (Depin), localizado no edifício-sede da Polícia Civil, na Piedade, que irá fazer a triagem e encaminhar para as cidades atingidas pelas chuvas. A Coleta Itinerante acontecerá no Pituba Ville, Parque Júlio César, Rua Amazonas e transversais, Loteamento Aquarius, Avenida Paulo VI e Praça Ana Lúcia Magalhães.
As doações também serão recolhidas no bairro do Costa Azul e no Itaigara, as pessoas poderão encontrar a viatura da Polícia Civil para fazer as doações, no Alto do Parque e no Alto do Itaigara. Na Graça, na Rua Humberto de Campos, Rua da Paz, Rua Oito de Dezembro e no Corredor da Vitória. Em Patamares, nos condomínio Greenville, Colinas e Parque Tropical. Em Lauro de Freitas, nos bairros de Vilas do Atlântico e Buraquinho, além do Condomínio Encontro das Águas. A ação será encerrada na quinta-feira (30).
Sesc Bahia
Unidades do Sesc em todo o país estão empenhadas em ajudar com o envio de donativos. A ajuda é urgente e a mobilização imediata. Não tem unidade do Sesc próxima? Procure os locais oficiais de arrecadação em seu município.
Aos interessados em colaborar, a Defesa Civil indica como mais necessário: água potável, alimentos estocáveis instantâneos e prontos para consumo como biscoitos, cereais, leites, sucos, enlatados e achocolatados, produtos infantis como mamadeiras e fraldas, artigos para limpeza doméstica e de higiene pessoal e roupas.
SEC Bahia
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio da Coordenação Indígena, realiza, até quarta-feira (29), uma campanha de arrecadação de alimentos, calçados, fraldas descartáveis e cobertores para ajudar as famílias indígenas dos municípios de Pau Brasil e Itajú do Colônia atingidas pela enchente. As doações podem ser entregues diretamente na sala da Coordenação Indígena (116), localizada no 1º andar, na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
As doações serão encaminhadas nesta quinta-feira (30), para o Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu, localizado no município de Pau Brasil, para serem distribuídas para os indígenas dos dois municípios afetados pelas fortes chuvas. A logística de distribuição será realizada pela própria gestão do colégio.
Sindicombustíveis Bahia e PRF
O Sindicombustíveis Bahia, por meio do Posto Solidário, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF/BA) promovem campanha solidária para arrecadar alimentos não perecíveis, água e cobertores. Os postos de combustíveis são pontos de coleta das doações em Salvador e cidades do interior. A entrega nas localidades mais atingidas será realizada pela PRF/BA.
Lista de postos de combustíveis participante da campanha solidária:
- Posto CAB – Sussuarana – Salvador
- Posto WL Centenário – Chame-Chame – Salvador
- Posto Sol Barros Reis – Av. Barros Reis – Salvador
- Posto Chaminé – Rio Vermelho – Salvador
- Posto São Gonçalo – Bonocô – Salvador
- Posto São Gonçalo – Cabula/Igreja do Resgate – Salvador
- Posto Novo Bairro (Select) – Itaigara – Salvador
- Posto do Horto – Horto Florestal – Salvador
- Posto Touring – Graça – Salvador
- Posto Europosto – Vale do Canela – Salvador
- Posto Categoria – Av. Pinto de Aguiar – Salvador
- Posto Neves – Cabula/Narandiba – Salvador
- Posto Escola – Stiep – Salvador
- Posto 29 de Março – Av. 29 de Março – Salvador
- Hiper Posto Sumaré – Av. Tancredo Neves – Salvador
- Posto 3 L – Aeroporto – Salvador
- Posto Itapagipe – Cia – Simões Filho
- Posto Avenida – Praça Central – Dias D´Avila
- Posto Dalva – BR 324 / Sentido Salvador – Candeias
- Posto Garoupa – Centro Vilas do Atlântico – Lauro de Freitas
- Posto Caji – Caji – Lauro de Freitas
- Posto Costa do Atlântico – Busca Vida – Camaçari
- Posto Barracuda – Radial B – Camaçari
- Posto BR Mania Petrobras – Centro – Luis Eduardo Magalhães
- Posto Sabbá – Centro – Barreiras
- Posto Ravilu – Centro – Mutuípe
- Posto Ravilu – saída Ibirataia – Ipiaú
- Posto Capim Grosso (Ipiranga) – Planaltino – Capim Grosso
- Posto Itatiaia – Av. Fraga Maia – Feira de Santana
- Posto Conterrâneo – Av. Contorno – Feira de Santana
- Posto Encontro dos Amigos – BR 116/Povoado KM 93 – Nova Itarana
- Posto Jockey – Av. Luiz Tarquínio Pontes – Lauro de Freitas
De acordo com a Sudec, a Bahia tem 31.405 pessoas desabrigadas, o que significa dizer que elas precisam ser alojadas pelas prefeituras. O número quase dobrou em relação aos dados das últimas 24h.
Além disso, outras 31.391 ficaram desalojadas, ou seja, também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não precisaram de abrigo do município. No último boletim divulgado no domingo, o número era de quase 20 mil.
A Bahia tem, até esta segunda, 100 municípios em situação de emergência reconhecida. Até o último sábado (25), 25 cidades faziam parte da lista. No entanto, no domingo (26), o governador Rui Costa reconheceu outras 47 nesta condição. O número voltou a crescer nesta segunda.
Várias cidades baianas que ficam nas regiões sul e sudoeste também tiveram prejuízos por causa da chuva. As principais cidades atingidas foram Itabuna, Itamaraju, Jucuruçu, Eunápolis, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.
Municípios que decretaram situação de emergência:
1.ALCOBAÇA
2.AMARGOSA
3.AMÉLIA RODRIGUES
4.ANAGÉ
5.ANDARAÍ
6.ANGICAL
7.APUAREMA
8.ARATACA
9.AURELINO LEAL
10.BAIXA GRANDE
11.BARRA DO CHOÇA
12.BELMONTE
13.BELO CAMPO
14.BOA VISTA DO TUPIM
15.BREJOLÂNDIA
16.CAATIBA
17.CAETANOS
18.CAMACAN
19.CANAVIEIRAS
20.CARAVELAS
21.COARACI
22.COCOS
23.CONCEIÇÃO DO ALMEIDA
24.COTEGIPE
25.DÁRIO MEIRA
26.ENCRUZILHADA
27.EUNÁPOLIS
28.FIRMINO ALVES
29.FLORESTA AZUL
30.GANDÚ
31.GOVERNADOR MANGABEIRA
32.GUARATINGA
33.IAÇU
34.IBICARAI
35.IBICOARA
36.IBICUÍ
37.IBIPEBA
38.IBIRAPUÃ
39.IGRAPIUNA
40.IGUAÍ
41.ILHÉUS
42.IPIAÚ
43.ITABELA
44.ITABERABA
45.ITABUNA
46.ITACARÉ
47.ITAGIMIRIM
48.ITAJU DO COLÔNIA
49.ITAJUÍPE
50.ITAMARAJU
51.ITAMBÉ
52.ITANHÉM
53.ITAPÉ
54.ITAPEBI
55.ITAPETINGA
56.ITAPITANGA
57.ITAQUARA
58.ITARANTIM
59.ITORORÓ
60.JAGUAQUARA
61.JEQUIÉ
62.JIQUIRIÇÁ
63.JUCURUÇU
64.JUSSIAPE
65.LAFAIETE COUTINHO
66.LAJE
67.LAJEDÃO
68.LENÇÓIS
69.MACARANI
70.MANOEL VITORINO
71.MARAGOGIPE
72.MARCIONÍLIO DE SOUZA
73.MASCOTE
74.MEDEIROS NETO
75.MILAGRES
76.MUCUGÊ
77.MUCURI
78.MUNDO NOVO
79.MUTUÍPE
80.NOVA VIÇOSA
81.NOVO HORIZONTE
82.PAU BRASIL
83.POÇÕES
84.PORTO SEGURO
85.PRADO
86.RIBEIRA DO POMBAL
87.RUY BARBOSA
88.SANTA CRUZ CABRÁLIA
89.SANTA INÊS
90.SANTANÓPOLIS
91.SAPEAÇU
92.TEIXEIRA DE FREITAS
93.TEOLÂNDIA
94.UBAÍRA
95.UBATÃ
96.URUÇUCA
97.VALENÇA
98.VEREDA
99.VITÓRIA DA CONQUISTA
100.WANDERLEY
Com informações G1
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio