Dicas & Destinos

Ecoturismo na Amazônia: pontos turísticos exuberantes para se aventurar

Um dos destinos mais conhecidos da América do Sul no exterior, Amazônia começa a ser explorada por brasileiros que procuram experiências na natureza

Ecoturismo na Amazônia

A Amazônia é reconhecidamente o local com maior biodiversidade do mundo. Por isso, para quem ama ecoturismo ou quer começar a se aventurar em meio à natureza, o estado do Amazonas é uma experiência sem igual. 

Em território brasileiro, o acesso de turistas para a floresta se dá principalmente a partir de Manaus. A cidade, capital do estado do Amazonas, unifica passeios urbanos com a  experiência da natureza. 

Confira algumas das melhores opções para se aventurar no ecoturismo pela região.

Passeio de barco: encontro das águas entre rio Negro e rio Solimões e nado com botos-cor-de-rosa

O encontro das correntes de água dos dois rios rende uma visão incrível, com o rio Negro e suas águas escuras se misturando com as águas claras e frias do rio Solimões, depois de muitos quilometros correndo paralelamente. As visitas ao local são feitas de barco ou caiaque, em excursões com guias locais. 

Na maioria das excursões, é possível também aproveitar para conhecer o maior mamífero de água doce e um símbolo do folclore nacional: o boto-cor-de-rosa. O viajante pode escolher que tipo de visita prefere fazer e se deseja ver, alimentar ou nadar com os animais. O número de visitantes permitidos por dia é controlado, por isso é importante agendar o passeio com antecedência. 

Arquipélago de Anavilhanas

Uma das mais belas paisagens da região, o Arquipélago de Anavilhanas concentra cerca de 400 ilhas fluviais, que mudam de acordo com a seca ou cheia dos rios. Durante o período de cheia, é possível conhecer florestas inundáveis, enquanto na seca as atrações principais são as praias de água escura e areia claríssima. 

A região é mais procurada por turistas na época das cheias, entre março e agosto, quando são oferecidas trilhas pelos igapós, as florestas inundáveis ou ainda ”florestas encantadas”. Durante as trilhas, é possível observar uma grande quantidade de animais nativos da região, o que torna a visita ainda mais interessante.

Saindo de Manaus, o arquipélago pode ser acessado por via aérea, fluvial ou terrestre.

Cachoeiras e grutas em Presidente Figueiredo

Com grutas impressionantes, trilhas em meio à floresta e muitas cachoeiras, o município  de Presidente Figueiredo pode ser visitado com excursões saindo da cidade de Manaus ou de carro. Aí, é só se preparar para aproveitar visuais impactantes de dentro e fora das grutas e  o canto dos inúmeros pássaros amazônicos. 

O ideal é fazer uma parada de ao menos uma noite no local, já que as cachoeiras fecham cedo, e escolher apenas uma para conhecer não é uma tarefa fácil – são mais de 100 opções!

A cidade

Além das experiências proporcionadas pela natureza, quem visita Manaus ainda pode conferir alguns pontos turísticos da capital e conhecer a culinária local, famosa pelo tacacá, tucupi e açaí. Para se locomover do aeroporto à cidade, passear pelo centro histórico e conhecer parques ou restaurantes, o ideal é alugar um carro seminovo em Manaus. Assim, você ficará livre para desfrutar das belezas da cidade, assim como as da floresta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *