Para quem quer uma experiência diferente e vista privilegiada, balonismo surge como opção
Voar de balão poderia ser um sonho distante antigamente. Hoje em dia, já é possível praticar o balonismo no Brasil. Admirar as paisagens do alto, em um agradável passeio, pode ser concretizado em diversos cenários do país, como em Boituva, no estado de São Paulo, Capitólio, em Minas Gerais, e Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Já fora do Brasil são populares a Capadócia, na Turquia, Gstaad, na Suíça, e Outback, na Austrália.
Destinos nacionais e internacionais não faltam para voar de balão. Boituva é uma cidade que fica a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo. São diversas as empresas que oferecem passeios especializados. Além de contemplar a vista lá de cima, é interessante admirar os outros balões coloridos que voam ao redor. Boituva também é uma conhecida cidade para a prática do paraquedismo para os que também querem uma atividade com mais adrenalina.
Na cidade mineira de Capitólio, também é possível andar de balão. Lá, se encontra a Serra da Canastra e os Lagos de Furnas, grande atração local. Há, tanto voos em grupo, quanto exclusivos, que podem ser personalizados. A magia do balonismo pode levar o visitante a uma perspectiva diferente da paisagem local. O planejamento do voo depende da direção do vento esperada para tal dia.
Outro destino para a prática do balonismo é a Chapada dos Veadeiros, onde é possível apreciar as paisagens do cerrado. Os voos contam com ângulos privilegiados. Antes de planejar a viagem, é preciso verificar os meses em que os passeios acontecem. Devido às condições climáticas, os passeios de balões não acontecem em alguns períodos do ano.
Para quem procura cenários diferentes para andar de balão pelo mundo, vale a pena visitar a cidade turca Capadócia, um dos lugares mais conhecidos para a prática. Em Gstaad, na Suíça, o cenário inclui montanhas cobertas de neve. Há a possibilidade de também voar sobre os Alpes Suíços. Já na Oceania, há Outback, na Austrália, que proporciona uma vista privilegiada das formações rochosas da região.
Os visitantes podem aproveitar para conhecer as cidades, ficando mais tempo hospedados em hotéis, pousadas ou até arrumar um sofá-cama na casa de um amigo ou familiar para curtir a viagem. Tanto no Brasil, como no exterior, os passeios de balão podem oferecer uma experiência diferente de uma nova perspectiva. É importante, antes de viajar, se informar sobre as condições do tempo e os dias e horários em que os passeios acontecem.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio