O evento acontece nos dias 15, 16, 17 e 22, 23 e 24 de outubro e reúne chefs renomados, os melhores restaurantes e bares de São Paulo e aulas práticas gratuitas de culinária no Clube Hípico de Santo Amaro, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19
O Taste of São Paulo, maior festival gastronômico do mundo, anuncia a sua 5ª edição na capital paulista nos dias 15, 16, 17 e 22, 23 e 24 de outubro (das sextas-feiras aos domingos) no Clube Hípico de Santo Amaro. Nesta edição, os apaixonados por comida e pela cultura gastronômica poderão apreciar mais de 80 pratos, entre entradas, principais, sobremesas. Os visitantes irão provar criações de chefs badalados dos principais restaurantes da cidade, em variados estilos e propostas, tudo acompanhado pelos melhores drinks. Entre uma degustação e outra, vão aprender a preparar deliciosas receitas, ensinadas por grandes chefs, e levar um pouco dessa experiência como inspiração para o seu dia a dia. Tudo regado a boa música, com bandas e DJs tocando rock, jazz, blues e MPB durante o festival.
Todos os protocolos de saúde indicados pelas autoridades serão seguidos e haverá a exigência de apresentação do “passaporte da vacina” digital ou físico contra a Covid-19 ou de comprovante de teste realizado há menos de 48 horas, além de obrigatoriedade de uso de máscara. Álcool em gel estará distribuído estrategicamente em todo o espaço. Stands, áreas internas de cozinhas, mesas e áreas comuns, bem como utensílios serão devidamente higienizados, de acordo com os protocolos indicados pelo Governo do Estado de São Paulo.
O festival acontece regularmente em cidades como Londres, Paris, Dubai e Moscou. As últimas edições foram realizadas em 2019 e versão virtual em 2020. Neste ano, o Taste vai proporcionar diversão e lazer de qualidade na cidade de São Paulo, além de movimentar o setor de entretenimento, gerando cerca de 15 mil empregos diretos, sempre priorizando os cuidados à saúde dos visitantes e colaboradores. A expectativa de público para esta edição é de 25 mil visitantes.
O Taste tem a curadoria do consultor gastronômico e comentarista Luiz Américo Camargo que está à frente do festival desde sua primeira edição em 2016. O crítico gastronômico escolheu 22 dos melhores restaurantes e bares que irão preparar pratos tradicionais de seus estabelecimentos e opções exclusivas, criadas especialmente para o público do festival.
“O evento deste ano será muito marcante, pois vai proporcionar encontros e reencontros através dos sabores, aromas e prazeres da gastronomia, em um ambiente agradável. E com muitos cuidados, buscando o máximo de segurança. Uma verdadeira viagem gastronômica, com toda diversidade multicultural de São Paulo. E vai ser um prazer rever o público, quero ver todo mundo lá”, convida Luiz Américo Camargo.
Os visitantes poderão conferir os temperos, segredos, especialidades e toda a criatividade de quase 30 chefs, entre eles Luca Gozzani, do Fasano, Rodrigo Oliveira, do Mocotó, Telma Shiraishi, do Aizomê, Janaina e Jefferson Rueda, do Hot Pork. E expositores que oferecerão produtos premium e lançamentos do mercado para compra e degustação no Empório Taste.
Mais uma vez, o Taste vai contar com a participação da Migraflix, a ONG, que desde 2015 integra refugiados e imigrantes social e economicamente que levará seu coletivo de 15 chefs vindos de países como Bolívia, Síria, Irã, Haiti, Índia, México e Venezuela, que cozinhará pratos inspirados e com ingredientes de seus países de origem, se revezando durante os seis dias do festival.
O evento acontece na zona sul de São Paulo, no bairro de Santo Amaro, localização privilegiada, de fácil acesso e ao ar livre, sem paredes, com áreas comuns amplas, arejadas, confortáveis e com acessibilidade para receber toda a família. Outro diferencial é a área verde que proporciona escapismo do cotidiano numa metrópole e casa muito bem com a proposta sofisticada de alta gastronomia ao ar livre.
“A gastronomia está entre as expressões mais importantes de uma economia empreendedora e criativa. O Taste of São Paulo simboliza muito essa vocação cosmopolita da gastronomia, uma das manifestações mais ricas no nosso País. Depois de uma edição virtual focada em manter a cadeia de restaurantes ativa, estamos muito felizes com este evento presencial, planejado com cuidado para garantir o acesso às atrações do Taste com toda a segurança e protocolos oficiais. Uma grande oportunidade de curtir a qualidade dos restaurantes, que já é marca do festival. Nós acreditamos na força de toda a cadeia da gastronomia e temos orgulho de apoiar o setor”, diz Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander.
Os restaurantes estarão em instalações pop-ups com qualidade profissional que possibilita a execução dos pratos rigorosamente com a mesma qualidade encontrada em seus estabelecimentos. O público terá até quatro opções por restaurante, sendo três deles parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste. Somente em 2019, por exemplo, foram mais de 102 mil pedidos durante os seis dias do festival.
Além de experimentar e provar as delícias gastronômicas os visitantes poderão colocar a ´mão na massa´ nas aulas práticas gratuitas com chefs e assistir a palestras nos chamados espaços de conhecimento. No Papo de Cozinha os chefs ensinarão truques e dicas de receitas,no espaço Fire Pit by Santander os participantes aprenderão a fazer diversos pratos na brasa.
Nos stands de bebidas serão ensinados sobre os melhores ingredientes e dosagens para montar drinks deliciosos e na Adega Taste serão oferecidas aulas sobre degustação, ingredientes e tudo sobre vinhos, cervejas e cafés.
A realização do festival tornou-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizam a saúde pública e a vontade de trazer um festival que promove a alegria com segurança. Após análise e estudo dos protocolos sanitários e o avanço da vacinação contra a Covid-19, foram adotadas todas as medidas para garantir que os visitantes desfrutem das atrações do festival com segurança e tranquilidade.
O Taste of São Paulo é desenvolvido sob o conceito de sustentabilidade, evitando desperdícios, com a utilização de pratos e colheres biodegradáveis, gestão de
resíduos gerados pelo evento, neutralização de parte do CO2 gerado e incentivo a práticas sustentáveis como a utilização do transporte público.
A inclusão também é grande bandeira do festival, reunindo profissionais da gastronomia, produtores, marcas que se destacam no mercado e novos empreendedores, todos compartilhando experiências e novidades.
O Taste Of São Paulo valoriza as pessoas. Ao longo dos anos, o evento realizou parcerias com escolas de gastronomia, permitindo que estudantes façam estágios em várias áreas do evento, aprimorando sua capacitação. Muitos estudantes que já passaram pelo evento conseguiram estágios e empregos justamente a partir desta rede de contatos.
Este ano, os jovens da ONG Gastronomia Periférica, que usa a gastronomia como ferramenta de transformação social, terão acesso às aulas, aos chefs, e à comida, o que impacta positivamente em sua formação de cozinha aumentando a possibilidade de inclusão no mercado de trabalho.
Os preços dos ingressos variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 e os pratos possuem preços acessíveis. A entrada para menores de 14 anos de idade é permitida, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Para mais informações, acesse: www.saopaulo.tastefestivals.com
Vendas de ingressos estarão abertas a partir de 14/09, ao meio-dia: www.eventim.com.br/tasteofsaopaulo
- Dezembro Laranja e a prevenção ao câncer de pele
- Conheça o Peru: destinos para apreciar a história, vida natural e cultura da região
- Orquestra Light da Rocinha: ação social em forma de música
- Quais as melhores dicas de viagem para um ano sabático?
- Curiosidades e história da Catedral de Notre Dame
- Festival de Verão Salvador 2025: diversidade musical e homenagens
1 Comentários