Variedades & Tecnologia

UNESCO sugere inscrever a Grande Barreira de Corais da Austrália na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) emitiu uma recomendação para inscrever a icônica Grande Barreira de Corais da Austrália na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, principalmente devido aos impactos da mudança climática.

Patrimônio Mundial em Perigo

relatório (Página 86) observa com “extrema preocupação e pesar” que as perspectivas a longo prazo para o ecossistema se deterioraram de “pobre” para “muito pobre” e que este sofreu significativamente com eventos de branqueamento em massa de corais em 2016, 2017 e 2020. O documento observa ainda que a mudança climática continua sendo a ameaça mais grave para o recife.

De acordo com o economista Nicki Hutley, do Climate Council, o valor econômico, social e icônico do recife é estimado em US$ 56 bilhões. A Grande Barreira de Corais sustenta 64.000 empregos e contribui com US$ 6,4 bilhões anuais para a economia australiana.

A Austrália é um dos países menos ambiciosos do mundo em conter a mudança climática, de acordo com o Relatório de Transparência Climática . O estudo afirma que o país é um dos maiores exportadores de combustíveis fósseis, tem uma das maiores emissões de gases de efeito estufa per capita do mundo e não está reduzindo as emissões com rapidez suficiente para cumprir o Acordo de Paris. A análise observa também que a Austrália é uma das últimas grandes economias a não se comprometer com uma meta líquida de zero até 2050.

O ex-operador de mergulho em recifes Tony Fontes enfatizou que a última coisa que os australianos querem ver é a Grande Barreira de Corais perder seu status de Patrimônio Mundial. “Mas se nosso governo não tomar medidas, é isso que vai acontecer”, diz o mergulhador, que também é porta-voz do Conselho de Conservação de Whitsundays.

“Qualquer pessoa apaixonada pelo recife, e isso inclui toda a indústria do turismo, tem falado ao governo sobre sua falta de política para a mudança climática. Agora estamos vendo o governo ser responsabilizado por sua inação”, afirma Fontes.

“A perspectiva de perder o status de Patrimônio Mundial para o nosso recife será um enorme choque para muitos australianos, mas é uma mensagem poderosa de que nosso governo precisa urgentemente aumentar sua ambição climática”, afirmou Richard Leck, chefe do setor de Oceanos do World Wide Fund for Nature-Australia.

Para o consultor ambiental da Sociedade Australiana de Conservação Marinha, Imogen Zethoven, o relatório da UNESCO deixa claro que manter o aumento da temperatura global a 1,5C é um limite crítico para o recife. “Mas os índices climáticos da Austrália são mais consistentes com um aumento de 2,5-3,0 C na temperatura média global – um nível que destruiria a Grande Barreira de Corais e todos os recifes de coral do mundo”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *