Dicas & Destinos

Trem do Devoto de Aparecida retoma atividades

Trenzinho passa pelo Caminho do Rosário, ligando Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu

Trem do Devoto

O Trem do Devoto, atração turística de Aparecida no interior de São Paulo, retoma as operações e volta a fazer o transporte dos peregrinos que visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Localizado no complexo da Cidade do Romeiro, o sistema de trilhos elétricos agora funciona com duas composições, ampliando a capacidade de atendimento ao público.

Com o início das operações em julho de 2019, as réplicas das locomotivas “Maria Fumaça” fazem a ligação entre a Cidade do Romeiro, próxima ao Santuário Nacional, e o Porto Itaguaçu, local do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, passando pelo Caminho do Rosário.

Cada composição do Trem do Devoto possui cinco vagões, com total acessibilidade para deficientes físicos e capacidade para transportar 60 pessoas. Além de proporcionar uma experiência diferenciada, o objetivo do atrativo é também facilitar o acesso de idosos, crianças e pessoas com limitações motoras.

Caminho do Rosário

A bordo do Trem do Devoto, o visitante percorre um trajeto de 1,4 quilômetro passando pelo Caminho do Rosário. O espaço contempla 20 cenários, que retratam os quatro Mistérios do Rosário, com um total de 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín. O museu à céu aberto une arte e natureza para oferecer aos devotos uma experiência de contemplação e oração, em meio aos principais momentos da vida de Jesus Cristo, desde a anunciação à Virgem Maria até a sua morte no calvário.

O projeto paisagístico inclui mais de 90 espécies de plantas, que complementam a vegetação nativa da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul.

Protocolos de segurança

Devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19), o Trem do Devoto está operando com um protocolo de medidas para prevenção contra a doença, seguindo as orientações dos órgãos competentes.

 ?? Redução da capacidade de operação em 25%;

?? Distanciamento de 1,5m por visitante, inclusive colaboradores;

?? Uso de máscara em todo complexo e durante o passeio;

?? Sinalização no piso, com áreas delimitadas, distanciadas a 1,5m.;

?? Grupos familiares e/ou de amigos não serão separados,

?? Em todo o complexo, serão instalados totens de álcool em gel com acionamento pelos pés e dispenser de álcool em gel para higienização dos visitantes;

?? Higienização constante nos equipamentos de uso coletivo e também dependências do empreendimento, inclusive o próprio equipamento em cada ciclo de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *