Dicas & Destinos

5 curiosidades sobre a Nova Zelândia

Aproveitando que 1º de abril é o Dia da Mentira, o Turismo Nova Zelândia reuniu algumas verdades sobre o país que, à primeira vista, parecem mentira! Confira abaixo 5 curiosidades sobre a Nova Zelândia para te ajudar a conhecê-lo melhor o país.

curiosidades sobre a Nova Zelândia

A Nova Zelândia tem mais ovelhas do que pessoas

Não, não é brincadeira. A criação de ovelhas representa uma importante atividade econômica no país e, em 2007, a FAO/ONU (Organização para Alimentação e Agricultura da Organização das Nações Unidas) contabilizou que para cada habitante havia cerca de 10 ovelhas. Hoje essa diferença é menor e se estima que são 7 ovelhas para cada humano. E não é só isso: a Nova Zelândia também tem mais vacas que humanos.

Apenas 5% do país é ocupado por humanos

Agora fica mais fácil entender por que há tantas ovelhas e vacas no país! A Nova Zelândia tem cerca de 4,5 milhões de habitantes e é um dos países menos populosos do mundo. Seu território é extremamente preservado e, por isso, o país é conhecido por sua fauna e flora abundantes e pelo cuidado com meio ambiente.

Não importa o lugar que você está, sempre estará “perto” do mar

Aquela velha definição de ilha que aprendemos na escola – um pedaço de terra cercado de água por todos os lados – fica evidente na Nova Zelândia. No país é impossível ficar a uma distância maior do que 150 quilômetros do mar. Pode até parecer bastante, mas um morador de Belo Horizonte, por exemplo, precisa percorrer cerca de 500 quilômetros para chegar ao litoral

Personagens do Hobbit já estamparam moedas locais

Em 2012, quando foi lançado o filme “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, o país estampou moedas com personagens do filme. E essas moedas não eram meramente ilustrativas! Elas eram válidas na prática e aceitas nos estabelecimentos comerciais. A Nova Zelândia ainda conquistou a exclusividade para uso dos personagens na moeda. Nada mais justo, afinal o país foi locação dos filmes e até hoje mantém a vila dos hobbits, Hobitton, que é aberta para visitas.

Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu é uma colina

E para fechar essa lista com 5 curiosidades sobre a Nova Zelândia, essa é um desafio para falar tudo certinho, combinado? Mais do que isso, essa palavra enorme é a maior em língua inglesa para nomear uma localização geográfica, segundo o Guinness World Records. Com 85 caracteres, ela praticamente resume uma história, já que significa “o local onde Tamatea, o homem com joelhos grandes, que escorregou e engoliu montanhas, conhecido como ‘comedor de terra’, tocou flauta para sua amada”. Para simplificar, a colina, que fica na baía de Hawke (Ilha Norte), ganhou o apelido de Taumata. O local de nome difícil é excelente para tirar fotos, mas fica em uma propriedade privada, então é preciso ter permissão para entrar.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *