Dicas & Destinos

Síndrome do Viajante: como identificar o problema e se prevenir em viagens longas

Também conhecida como Trombose Venosa Profunda, doença causada por longos períodos sem movimentação pode levar à morte

Síndrome do Viajante

Seja de carro, ônibus ou avião, se a viagem for longa, os riscos de desenvolver a Síndrome do Viajante sempre vão existir, também chamada de Trombose Venosa Profunda (TVP). A doença ocorre por conta da coagulação do sangue nas veias, decorrente da falta de movimentação durante muito tempo. E a maior complicação do problema é a embolia pulmonar, que acontece quando um dos coágulos se desprende e é levado na corrente sanguínea até o pulmão, obstruindo um vaso sanguíneo do órgão e podendo levar à morte.

A Síndrome do Viajante , em alguns casos, pode ser silenciosa, mas seus sintomas mais frequentes são inchaço e dormência nos pés, pernas ou braços. Outros indicativos são pele das pernas quente e avermelhada, dor nos membros inferiores, coração acelerado, dificuldade para respirar e, em casos mais avançados, tosse com sangue.

Além da atenção aos sintomas, quem tem histórico de trombose, varizes, está gravida ou é obeso deve consultar um médico para fazer um tratamento preventivo, já que são mais suscetíveis à trombose e a outros problemas ligados à má circulação sanguínea.

Roupas confortáveis

Para diminuir os riscos e o desconforto da Síndrome do Viajante, o método mais simples começa na vestimenta. O viajante deve escolher roupas que permitam a boa movimentação do corpo e não comprimam a pele de forma desigual, principalmente pernas e pés, como calças jeans de tamanho inadequado e sapatos que não sigam o formato do pé.

Meias de compressão

Ainda na hora de se vestir, quem deseja mais eficácia pode optar por usar meias de compressão. Elas apertam a parte inferior das pernas de maneira correta, o que impulsiona o sangue que chega na região, para que ele seja bombeado novamente para as partes de cima do corpo com mais facilidade.

É possível encontrar o modelo de diversas marcas como Kendall, Venosan e Sigvaris, por exemplo. Geralmente, são vendidas nos tamanhos P, M e G e com diferentes níveis de compressão, o qual deve ser indicado por um profissional da saúde, a depender do caso.

Hidratação

Um corpo hidratado tem um fluxo sanguíneo melhor e pressão mais estável, o que auxilia no bom funcionamento de todo o sistema. O ideal é que seja ingerido, ao menos, dois litros e meio de água diários antes da viagem e também ao longo do dia no qual o deslocamento será feito.

Vale ressaltar que outros líquidos, em especial os industrializados, não substituem a água. Alguns deles, como sucos, refrigerantes e álcool, podem causar desidratação e retenção de líquidos.

Movimentar-se

Especialistas afirmam que o ideal para manter a circulação sanguínea adequada é se levantar e andar pelo corredor do ônibus ou avião a cada duas horas, mesmo que seja apenas para ir ao banheiro e voltar ao assento. Caso na estrada haja paradas, é recomendável descer em todas elas para se movimentar e alongar o corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *