Dicas & Destinos

Parque Nacional do Iguaçu acaba de receber certificação de ambiente protegido

Foz do Iguaçu foi um dos primeiros destinos do Brasil a adotar a medida e a experiência já serve de modelo para outras cidades

certificação
Cataratas do Iguaçu / Foto: Naira Amorelli

 O Parque Nacional do Iguaçu recebeu na tarde de ontem, 11, o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o Selo de Ambiente Protegido. A chancela foi concedida pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Sebrae-PR e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). 

Foz do Iguaçu foi um dos primeiros destinos do Brasil a adotar a medida e a experiência acabou servindo de modelo para outras cidades. 

A certificação foi entregue após a verificação de que a unidade de conservação, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, cumpriu todas as medidas recomendadas pela Vigilância Sanitária ao enfretamento da pandemia. 

A outorga, criada por decreto municipal, atesta os atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e demais estabelecimentos que cumprem os protocolos de segurança sanitária.

“A aplicação dos protocolos sanitários foi um trabalho entre a Gestão Integrada, o Parque Nacional do Iguaçu e as concessionárias. Receber a certificação é uma garantia de que construímos um ambiente seguro para que os visitantes voltem a visitar nosso destino”, destacou o chefe do parque, Ivan Baptiston.

Também receberam a certificação a Cataratas SA, principal concessionária do Turismo Sustentável do país, e responsável pela gestão da visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu, além do Macuco Safari, empresa que gerencia o passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu.

Passeio Macuco Safari / Foto: Thata Monteiro

O Complexo Turístico Itaipu foi o primeiro atrativo de Foz do Iguaçu a receber o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o selo de ambiente protegido.

A entrega da certificação foi realizada no Centro de Recepcão de Visitantes do PNI pelo secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, o presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, Paulo Angeli, e pelo consultor do Sebrae-PR, Marcelo Padilha. Receberam a certificação o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, ao diretor da Cataratas do Iguaçu S/A, Adélio Demeterko, e a representante do Macuco Safari, Juliane Nunes. 

Certificação

Os atrativos cumprem mais de 30 exigências para receberam o Certificado. Entre elas: Montar barreira sanitária, com tapete sanitizante, medição de temperatura e aplicação de questionário sobre sintomas respiratórios; realizar busca ativa diária de pessoas (colaboradores e clientes) com sintomas compatíveis com a Covid-19; priorizar o check-in eletrônico na venda dos ingressos; exigir o uso de máscaras de colaboradores e visitantes, instalar pontos de álcool gel em locais estratégicos e também deverão proceder a limpeza e desinfecção dos veículos ao final de cada viagem.

A certificação faz parte da série de ações adotadas pelo programa Acelera Foz, que tem como objetivo recuperar a economia da cidade. Fazem parte da iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae, Programa Oeste Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), dentre outras instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *