Dicas & Destinos

Dicas essenciais para economizar em qualquer viagem

Planejamento é a palavra-chave quando se quer gastar menos viajando.

economizar

Seja para tratar de negócios ou para tirar aquelas merecidas férias, viajar é uma atividade que envolve várias despesas. A hospedagem e o transporte, por exemplo, geralmente, são as mais caras. Por isso que é preciso saber, mais ou menos, o preço da passagem de ônibus ou avião, e o valor do quarto de hotel ou hostel.

Tais medidas fazem parte de algo essencial para qualquer tipo de viagem, principalmente, para quem deseja economizar: o planejamento. Organizar-se é uma forma de se antecipar e ter uma noção mais clara de cada gasto no final das contas. Além de um bom planejamento prévio, há algumas dicas que podem te auxiliar a gastar menos durante o seu trajeto.

Planeje a viagem

O primeiro passo para quem deseja economizar durante uma viagem, independente do motivo, é fazer um planejamento básico. Isso envolve uma média de custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que cada um desses itens pode ter variações consideráveis de preço, de acordo com o momento e o local.

Em relação ao transporte, é sempre bom fazer a compra das passagens com certa antecedência. No caso dos ônibus, os preços tendem a variar durante temporadas de férias e feriados, mas, geralmente, mantêm o mesmo valor ao longo do ano — algo que não acontece com as viagens aéreas, que oscilam constantemente de preço.

Em relação à hospedagem, é válido fazer uma boa pesquisa de hotéis, pousadas e hostels para comparar os preços de cada um. Nesse sentido, também é preciso considerar o quanto você está disposto a pagar para ter mais conforto.

Em ambos os casos, os valores tendem a aumentar na alta temporada, quando a demanda é maior. Por isso, uma dica para economizar é exatamente evitar viajar nessas épocas do ano. Quando isso não for possível, a pesquisa de comparação de preços ainda é a melhor saída.

Conheça previamente o seu destino

Um aspecto que não pode ser desconsiderado na hora de escolher o seu destino é a presença de locais turísticos. A depender de onde você vai, eles podem ter um custo de entrada e de permanência (ou não).

O acesso a ambientes como museus, feiras e parques tende a ser mais barato, quando não é de graça. Em alguns casos, os valores acabam sendo diferentes de acordo com o dia da semana. Por isso, é bom olhar no site oficial ou em aplicativos para se programar melhor durante essas visitas.

Esteja aberto às possibilidades

No que se refere às viagens a destinos badalados, em geral, os custos tendem a ser maiores, afinal de contas, a demanda turística nesses locais é muito grande. Por conta disso, às vezes, vale mais a pena viajar para lugares próximos ou semelhantes, que acabam tendo valores bem menores.

Você sabia que uma viagem a Fernando de Noronha acaba sendo muito mais cara que a Jericoacoara, por exemplo? No que diz respeito aos paraísos naturais, os dois locais são igualmente incríveis e belíssimos, então, porque não optar pelo mais barato?

Isso também inclui o transporte dentro da cidade. Para quem não tem carro próprio, alugar um automóvel pode ser uma opção válida. Contudo, usar o transporte público, com certeza, vai custar muito menos. 

Use a tecnologia a seu favor

A vida em sociedade vem se tornando cada vez mais conectada, o que já deixou de ser novidade há tempos. O que muita gente não sabe é que a tecnologia pode te ajudar a economizar durante uma viagem. Existem aplicativos que fazem a comparação entre quartos de hotel, por exemplo, indicando o mais barato. 

Sem falar daqueles que te ajudam a se locomover dentro da cidade de destino, oferecendo as melhores rotas e caminhos. Com tudo isso, com certeza, você vai conseguir ter uma viagem muito mais agradável, sem correr maiores riscos com os indesejáveis custos extras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *