Dicas & Destinos

Aventuras na República Tcheca

Localizada em uma posição estratégica entre a República Tcheca, Polônia e Eslováquia, esta região é conhecida principalmente como região de mineração e indústria pesada.

República Tcheca

No entanto, com o fechamento de minas e fundições nos últimos anos, em linha com medidas de proteção ambiental, esta região veio a se transformar em um destino turístico diferente em comparação com o resto do país. Resumindo em duas palavras:  contraste e diversidade.

Por um lado, possui um amplo leque de turismo industrial localizado principalmente na capital Ostrava e arredores, que ano após ano atrai mais atenção dos turistas. Isso contrasta com a paisagem montanhosa, cheia de florestas e prados de Jeseníky e Bedkydy e um amplo legado de arquitetura popular representada principalmente pela vila Stramberk com ruas de casas de madeira dos séculos XVIII e XIX. Ampliando o contraste ainda mais, é possível desfrutar de luxo e conforto no Prosper Golf Resort Celadna, de 36 buracos.

1- Tradição industrial e de mineração

Ostrava, a  monumental cidade do aço

Vamos começar nosso passeio com a cidade que melhor caracteriza esta região. Nenhuma cidade na República Tcheca reflete o desenvolvimento tecnológico e a revolução industrial como Ostrava. A arquitetura industrial, com suas torres de mineração, seus altos-fornos e a vista da empresa Vítkovické železárny, representa uma experiência única e inesquecível, vendo a cidade do solo e do alto. Há uma coisa que permanece escondida – a enorme cidade subterrânea onde milhares de pessoas trabalhavam dia após dia. Objetos técnicos excepcionais foram proclamados Monumentos Culturais Nacionais. Ver a cidade de Ostrava não basta, você deve apreciá-la e conhecê-la durante um de seus festivais e eventos.

A mineração e a indústria metalúrgica transformaram a cidade e deram a ela a imagem do coração do aço da República Tcheca. Graças a tudo isso, Ostrava tornou-se um local turístico muito popular e sem equivalente na República Tcheca. A transformação do complexo industrial Vítkovické železárny em um centro cultural, social e educacional peculiar é muito atraente. Todos os dias moradores e turistas de todo o mundo se aproveitam disso. Você pode pegar um elevador especial para ir até o topo do forno nº 1. Conferências e shows são realizados na sala multifuncional Gong, localizada no antigo tanque de combustível. Há um espelho gigantesco que o deixará deslumbrado e um dos maiores jardins da República Tcheca. O distrito cultural de Hlubina é muito popular, especialmente entre artistas e seu público.

Monumentos históricos e relíquias técnicas: desça até a mina mais antiga

A singularidade de Landek consiste na interconexão do museu de mineração como uma relíquia técnica com a colina de Landek como uma relíquia natural nacional. Percorra o interessante caminho com sua seção geológica excepcional através de várias camadas de carvão, com mais de 250 milhões de anos. No maior museu de mineração da República Tcheca (o único em Ostrava), você pode entrar na gaiola de mineração e descer até a mina de Anselm, a mais antiga da cidade. Na mina Michal, que agora é um monumento cultural nacional, você pode experimentar o que os mineiros faziam antes de ir para o trabalho. Tudo foi preservado como era antes, como se os mineiros mal tivessem saído da mina.

Centro da cidade

O Slezskoostravský hrad (castelo de Ostrava e Silésia) data do século XIII e as atividades de mineração diminuíram seu nível em 16 metros. Oferece exposições sobre a história do castelo e da cidade, o Museu de Mistérios, grandes aquários, eventos culturais e sociais.

O símbolo da cidade é a torre da prefeitura com um mirante de onde você pode ver toda a cidade e seus arredores de paisagem mineira recuperada. A estátua de Ícaro na entrada simboliza as quedas e subidas da cidade ao longo da história.

2- Arquitetura popular e tradições

Štramberk

Em contraste com todo o metal e a industrialização que Ostrava oferece, a alguns quilômetros mais ao sul, encontramos as encostas verdes, casas de madeira, tradições populares e a excelente gastronomia regional, como a Valáquia (Valašsko, em tcheco) e as montanhas. Beskydy. Ali fica Štramberk, uma cidade montanhosa situada entre colinas arborizadas que, por suas ruas encantadoras e casas de madeira dos séculos 18 e 19, é frequentemente chamada de Belém da Valáquia.

No alto da cidade estão as ruínas do Castelo Strallenberg, com a torre cilíndrica alta chamada Trúba; de uma ponte de madeira se abre a vista fantástica dos arredores. Becos pitorescos levarão você ao assentamento abaixo do castelo, e escadas em espiral levarão do castelo à praça principal. Há um museu de marionetes, o mini-zoológico de Aqua Terra, o museu de pré-história do famoso pintor Zdenek Burian e o Museu de Brinquedos. Em uma das cabanas de madeira na esquina, você pode encontrar um museu de cera (Panoptikum) com todos os tipos de manequins, figuras de cera, que representam personagens desta região. Na cafeteria Perníkovka, serão revelados os segredos da produção de pão de gengibre tradicional. Na praça também fica a renovada cervejaria da cidade, onde se produz a cerveja artesanal Truba?. Você pode saborear as delícias culinárias à base de cerveja e até mesmo provar seus efeitos benéficos nos banhos de cerveja originais!

Se você gosta de doces, deve experimentá-los, já que não encontrará em nenhum outro lugar sabor igual às  orelhas de Štramberk, pão doce feito de massa de mel com especiarias e formato de orelhas retorcidas. Os doces, de receita secreta, continuam sendo preparados em Štramberk por vários séculos para comemorar a lendária vitória dos cristãos de Štramberk sobre o exército tártaro. Depois, viaje de Lašská pelo caminho didático (Lašská nau?ná stezka) até a torre da Montanha Branca, cuja forma se assemelha à hélice do DNA.

Leia também: Conheça o lado sobrenatural da República Tcheca

3- Sigmund Freud

P?íbor

É a cidade natal de Sigmund Freud. Uma cidade pitoresca no sopé das montanhas Beskydy. Orgulhosa de seu famoso cidadão, a praça central recebeu seu nome Além de visitar o centro e apreciar a arquitetura local, você não pode deixar de apreciar o local de nascimento de Freud, convertido no museu que leva remete ao ambiente em que ele cresceu. Está aberto durante todo o ano, não expõe os fatos conhecidos da vida de Freud, mas apresenta o famoso fundador da psicanálise através de suas ideias. Assim que você colocar os fones de ouvido fornecidos pelo museu, e ouvirá a voz fictícia de Freud relembrando os principais momentos de sua carreira, oferecendo um olhar sobre seus métodos científicos. A exposição é acompanhada de caricaturas do conhecido cartunista e ilustrador tcheco Vladimír Jiránek, que mostra Freud de uma maneira incomum, como amante do humor.

4- Golfe, luxo e relaxamento

?eladná

No coração das montanhas Beskydy fica a prometida terra do golfe. ?eladná oferece dois campos: o Old Course, com seu caráter robusto e resistentes greens, e o The New Course, que combina terreno plano com terreno acidentado. Um desafio espera por você na forma de superfícies estreitas delimitadas por florestas e obstáculos de água e areia. Você pode relaxar no Art & Hotel Design Miura exclusivo, que se destaca por seu design especial.

Além disso, na cidade há uma oferta interessante de spas. Você pode relaxar e aproveitar os tratamentos de spa e bem-estar: você pode escolher massagens indianas, esportes ou pedras vulcânicas.

Art & Hotel Design Miura

À primeira vista, o design hotel Miura revelará que, mesmo que sua estadia seja curta, será uma experiência inesquecível. Já no campo de golfe ?eladná, você pode começar a desfrutar de ótimas experiências. Aprecie o design delicado do hotel, que combina arquitetura e artes visuais para obter uma sensação de conforto para todos os visitantes. O restaurante é reconhecido por seus menus sazonais e propostas baseadas na culinária local.

A lista de vinhos inclui vários vinhos da Morávia, França e Itália. No próprio hotel, você poderá apreciar as obras originais de Damian Hisrt, Andy Warhol ou David ?erný, entre outros.

5- Colours of Ostrava

É um festival internacional de música de vários gêneros, organizado anualmente em Ostrava desde 2002. Em 2012, o festival mudou-se para o ambiente fascinante de Dolní Vítkovice, uma área que costumava ser dedicada a obras metalúrgicas, minas e lojas de ferragens. O último ano ofereceu mais de 450 eventos em 24 palcos abertos e cobertos: shows, palestras, apresentações teatrais, filmes, oficinas e atividades artísticas.

O Colours of Ostrava recebeu o Prêmio And?l de Evento Musical em 2005 e 2006. Ao mesmo tempo, foi premiado com o melhor evento musical em 2004, 2005 e 2006 pela Pesquisa ALMA na categoria Concerto / Festival do Ano. Em 2015 e 2018, o festival foi incluído na lista dos melhores grandes festivais do European Festival Awards e recebeu o prêmio Czech Superbrands de 2015. Em 2016, o The Guardian classificou o festival como um dos 10 melhores festivais da Europa.

Atualmente, o festival tem data a ser realizada de 14 a 17 de julho de 2021 sem um line up ainda definido. Você pode encontrar mais informações em www.colours.cz/

Itinerário recomendado (3 dias)

Dia 1: cidade de Ostrava

Dia 2:  Ostrava – Pribor – Stramberk – Celadna

Dia 3 e 4: golfe e relax em Celadna

Souvenir típico

Souvenirs relacionados com Sigmund Freud e a mineração,  as orelhas de  Stramberk e outros doces típicos.

Quando ir

A melhor época para viajar é de abril a outubro, já que os museus, monumentos históricos e campos de golfe estão abertos e o clima é agradável. Já para os amantes de esqui, o ideal é á partir do Natal ao início de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *